O Centrro de Alcoólicos Recuperados da Guarda (CARG) apoia alguns residentes do concelho do Sabugal em situação de dependência do álcool, tendo em vista abandonarem o vício e refazerem as suas vidas.

Capeia Arraiana soube que nos últimos quatro anos o CARG ajudou 18 alcoólicos do Sabugal na luta contra a dependência. Nos primeiros três meses deste ano de 2011, foram sinalizados cinco novos casos de alcoolismo neste concelho raiano, que o Centro passou a acompanhar.
O Centro de Alcoólicos Recuperados da Guarda é uma associação, constituída como Instituição Particular de Solidariedades Social (IPSS), fundada em 1983, que promove e desenvolve a prevenção e o tratamento dos alcoólicos do distrito da Guarda, em colaboração com outras entidades, como sejam as autarquias, segurança social e associações. Do apoio que presta, salienta-se a realização de acções de acompanhamento em parceria com instituições e associações locais. O CARG tem atendimento ao público nas suas instalações na Guarda, analisa as situações de que tem conhecimento e intervém com a devida reserva e confidencialidade. Os casos onde a desintoxicação é a via adequada e escolhida para a intervenção, são encaminhados para a Unidade de Alcoologia de Coimbra, onde são sujeitos a tratamento de desintoxicação.
A crise económica e social reflecte-se no agravamento das situações de dependência de drogas e de álcool, estando a crescer o número destas situações em todo o país. A região da Guarda não é excepção, valendo, no caso do alcoolismo, a permanente atenção do CARG, que intervém tentando resolver, ou pelo menos controlar, o problema.
plb