A Universidade Sénior do Sabugal vai aderir à Associação Rede de Universidades de Terceira Idade (RUTIS), instituição de utilidade pública, fundada em 2005, que presta apoio técnico às universidades seniores suas associadas.

Centro Dr José Diamantino dos SantosA adesão à RUTIS foi analisada e votada na reunião de ontem, 27 de Abril, pelos vereadores do executivo municipal, indo ser agora submetida à apreciação da Assembleia Municipal.
A Universidade Sénior do Sabugal está instalada desde Março de 2010 no Centro Dr José Diamantino dos Santos, desenvolvendo actividade lectiva com 42 idosos, que ali frequentam as aulas de Saúde, Informática, Ginástica e Inglês.
Com a adesão à RUTIS a Universidade Sénior do Sabugal pode alargar o leque das suas actividades, havendo também benefícios para os idosos do sabugal que frequentam a escola. Uma das actividades possíveis é a participação dos idosos do Sabugal na elaboração do jornal das universidades seniores portuguesas, podendo ter também ter acesso a um cartão de aluno que lhes dará o direito a diversos descontos em compras de mercadorias e serviços diversos, tendo em conta os protocolos de apoio celebrados.
A RUTIS tem sede em Almeirim, distrito de Santarém, e é uma associação de solidariedade social de apoio às famílias e às comunidades de idosos de todo o país. Um dos seus grandes objectivos é criar uma rede de contactos e parcerias a nível nacional de forma a desenvolver melhor as actividades que se propõe levar por diante. A RUTIS promove a formação de dirigentes e de professores, prestando apoio técnico às Universidades de idosos.
plb

Anúncios