A Câmara Municipal do Sabugal vai assinar um protocolo com cada uma das corporações de bombeiros voluntários do concelho – Soito e Sabugal. Cada associação humanitária recebe durante este ano 82.500 euros, comprometendo-se, em contrapartida, a prestar um conjunto de serviços aos munícipes.

O subsídio municipal para cada corporação será transferido em tranches trimestrais, estando nele incluído o valor de metade do custo previsto para a criação das equipas de intervenção permanente, cuja outra metade será suportada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
As corporações de bombeiros voluntários do Sabugal e do Soito ficam sujeitas às seguintes obrigações protocoladas com o Município:
– Manter ao longo do ano uma equipa de sapadores florestais, com funções de gestão, defesa e vigilância da floresta concelhia;
– Transportar, sempre que necessário, água às populações que ainda não são servidas pela rede da empresa Águas do Zêzere e Côa, nomeadamente no Verão, altura em que algumas povoações ficam sem abastecimento de água ao domicílio.
– Garantir a segurança das praias fluviais do concelho no decurso do período balnear;
– Proceder à limpeza dos caminhos rurais, de acordo com as solicitações da câmara municipal;
– Efectuar a as acções de protecção civil que se considerarem necessárias, em articulação com o Município.
Os protocolos com as associações humanitárias dos bombeiros foram aprovados por unanimidade na reunião do executivo municipal de 30 de Março de 2011.
plb

Anúncios