«O Sabugal é terceiro concelho do distrito da Guarda onde a GNR encontrou mais idosos a viver sozinhos ou isolados, no âmbito da operação «Censos Sénior», realizada por essa força de segurança.» (in Capeia Arraiana de 9 de Abril de 2010).

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»O tema dos idosos residentes no Concelho tem vindo ciclicamente a ser tema destas minhas crónicas semanais, tendo vindo desde sempre a apresentar propostas ou a divulgar iniciativas que vão sendo tomadas um pouco por todo o País.
Também, de forma quase constante, venho sendo confrontado com questões do tipo «Pois é, mas quais são as propostas que o Partido Socialista em cujas listas se candidatou apresenta?»
Pois bem. Para quem se esqueceu, ou não leu, aqui deixo as propostas que o Programa Eleitoral do António Dionísio e do Partido Socialista apresentou em 2009, no que dizia respeito à acção autárquica para a 3ª Idade durante o 1º ano de mandato.
«Porque queremos construir um Concelho onde é bom envelhecer, assumimos o compromisso de concretizar durante o ano de 2010 as seguintes Acções:
1. Criar o Programa “Na minha casa”, em parceria com as IPSS e o sector da economia social, melhorando a Rede de Assistência Domiciliária e apostando na criação de Centros de Noite.
2. Estabelecer parcerias com as Juntas de Freguesia, o Centro de Saúde, os prestadores de serviços de saúde privados e as IPSS, de melhoria das condições de acesso dos idosos aos cuidados de saúde:
– aquisição e funcionamento de uma Unidade Móvel de Saúde;
– criação de uma rede de prestação de serviços de saúde, envolvendo as IPSS
– criação de uma rede de transporte social;
– criação de postos de telemedicina em todas as freguesias.
3. Estabelecer uma parceria com o Centro de Saúde, o Hospital Distrital da Guarda e os prestadores de serviços de saúde privados para implementar programas de rastreio e prevenção de doenças cardiovasculares, oftalmológicas, prostáticas, estomatológicas e auditivas das camadas populacionais mais envelhecidas e mais vulneráveis.
4. Estabelecer uma parceria com o Centro de Saúde e as farmácias para a realização de campanhas de vacinação gratuita contra a gripe das camadas populacionais mais envelhecidas e mais vulneráveis.
5. Criar o Programa “Sou Idoso, estou Isento”, isentando os sabugalenses com mais de 65 anos do pagamento dos impostos e taxas municipais.»
Mas para além destas, havia um outro conjunto de propostas que tinham também como destinatários os idosos, de que saliento:
– «Rever o Plano de Desenvolvimento Social e elaborar o Plano Plurianual.
– Estabelecer uma parceria com a Administração Central e com as Juntas de Freguesia para a criação de uma Loja do Cidadão Móvel.
– Criar uma Biblioteca Móvel (Bibliomóvel), permitindo o acesso à leitura dos habitantes das freguesias ainda não dotadas de um Pólo da Biblioteca Municipal.
– Alargar a todas as freguesias o acesso à Internet em banda larga gratuito e universal e de Espaços Internet públicos e gratuitos.
– Criar, em parceria com as Juntas de Freguesia e as Associações do Sector Agrícola, o Programa “Agricultura de Subsistência”, apoiando técnica e financeiramente práticas de agricultura de subsistência.
– Criar espaços físicos para o desenvolvimento da actividade dos artesãos e venda dos seus produtos.
– Rever o Regulamento de Taxas e Licenças no sentido de o tornar mais justo e solidário.»
Estas as propostas em que me revejo, apesar de alguns as considerarem utópicas.
Algumas delas teriam, estou certo, alterado significativamente a vida diária dos nossos idosos.

Ps: Não posso deixar de contar algo que demonstra o Mundo em que vivemos!
Um pai e uma mãe assumem, em nome de uma criança de 12 anos um contrato com uma determinada entidade, contrato esse que obriga a criança a ter uma relação de exclusividade com aquela entidade. Dias depois, os mesmos pais assumem idêntico compromisso com outra entidade. Confrontados com o acto ilícito em que tinham envolvido a filha, respondem que assinaram o segundo contrato porque neste a filha tinha mais hipóteses de ganhar!
Aqui estão uns pais que não se importam com ensinar a sua filha princípios como honradez, honestidade ou respeito à palavra dada e aos compromissos assumidos.
O que importa é ganhar! O resto, são conversas de tolos!

«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

(Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal)
rmlmatos@gmail.com

Anúncios