As comemorações dos 75 anos do Rancho Folclórico de Aranhas, concelho de Penamacor, têm lugar nos dias 23 e 24 de Abril de 2011.

Rancho Folclórico Aranhas - Penamacor

Passaram 75 anos que o Senhor Dr. Rui Martins Ferreira e sua esposa D. Margarida, apoiados pelo Etnólogo Eurico Salles Viana e com o apoio de uma grande quantidade de gente da nossa terra, infelizmente muitos já falecidos, que se iniciou uma caminhada que chegou até nós.
Um percurso nem sempre fácil mas, que muita gente de Aranhas teimou levar por diante, ultrapassando muitos obstáculos que se foram deparando ao longo dos tempos. A imigração, a falta de emprego que levou e leva a juventude a procurar novos horizontes, a diminuição contínua da população de Aranhas, foram as principais razões dos vários interregnos que o rancho sofreu ao longo da sua vida. Entre tormentas e receios, apareceram sempre algumas pessoas com força e vontade para o reerguer, lutando sempre contra os condicionalismos da realidade da nossa terra e da nossa região. E, neste momento, devemos sentir orgulho em dar continuidade a tão nobre causa.
Para dar início às comemorações das Bodas de Platina, iremos realizar um convívio com o X Festival de Folclore e de Etnografia no próximo dia de Páscoa. Devido ao corte de subsídios e da crise económica, foi reduzida a participação de grupos presentes. No entanto a qualidade do espectáculo estará garantida.
No sábado, 23 de Abril, vamos reviver o passado, com a apresentação, ao vivo, da cozedura do pão no forno recuperado no Beco da Rua da Fonte, propriedade do amigo António Joaquim Borrego Raposo.
No domingo, após a missa marcada para as 12.00 horas será efectuado um desfile até à nossa sede (Ex-Escola Primária), abrilhantado pela nossa sempre amiga Banda de Aldeia de João Pires. O programa inclui após o almoço a actuação do Grupo Etnográfico de S. Miguel D’Acha, Rancho Folclórico de Juncal do Campo e Rancho Folclórico de Aranhas, com apresentação e explicação dos novos trajos, recolhidos pelo nosso grupo de trabalho coordenado por Lopes Marcelo.
A sede do Rancho estará aberta para visita e haverá também quermesse e bar.
Contamos com a presença de todos.
António Lopes Geraldes
(Presidente da Direcção do Rancho Folclórico)

Anúncios