A foto que acompanha esta crónica foi tirada em 1975. Nela se pode ver um táxi da época (alguém saberá identificar o taxista?) e a placa de entrada na (então) vila, já para cá da ponte, onde está desenhada uma foice, um martelo e a estrela de cinco pontas…

Taxi - Sabugal

João Aristides Duarte - «Memória, Memórias...»Quem seria que teria desenhado isso? Não me admirava nada se a pessoa que fez isso, nessa época, não fosse hoje uma pessoa já «bem na vida», a votar PS ou PSD…
Lembro-me bem do que aconteceu a seguir ao 25 de Abril de 1974, quando as paredes, monumentos e placas de trânsito estavam cheias de escritos. Quase tudo desapareceu com o tempo e com as lavagens que foram efectuadas. Realmente, nessa época, escreveu-se muito em monumentos, foi um erro que se cometeu, mas quando a tampa da panela rebenta, ninguém consegue prever as consequências. Foi o que aconteceu nessa época.
No Soito, passados poucos dias do 25 de Abril apareceram logo inscrições com palavras de ordem como: «Fim da Guerra Colonial», «Nem mais um soldado para as Colónias» ou «A Revolução Continua- O Povo Vencerá».
Também me lembro de na placa que indicava Vila Boa estar escrito «Vila Boa não quer camaleões». E, já em 1975, em Rendo, nas duas placas (a de entrada e a de saída) em letras garrafais «Morte ao comunismo». Apareceram, também inscrições em várias paredes com palavras de ordem como «Nem Fascismo Nem Social-Fascismo- Governo Popular» ou já perto de Abril de 1975 «O Povo Vota na Rua», para além de outras como «Abaixo os Suviéticos» (assim mesmo com um u, que tinha a ver com os SUV – Soldados Unidos Vencerão).
Claro que os maiores especialistas em pichagens e em murais (alguns até bastante interessantes) eram os militantes do MRPP (até conhecidos, por isso, por Meninos Rabinos Pintam Paredes), hoje todos (ou quase) já pessoas bem aburguesadas que, se calhar, já esqueceram os seus tempos de irreverência.
Foi, realmente, uma época única…
«Memória, Memórias…», crónica de João Aristides Duarte

(Deputado da Assembleia Municipal do Sabugal)
akapunkrural@gmail.com

Anúncios