A GNR de Pinhel deteve em flagrante dois indivíduos, com 19 e 31 anos de idade, residentes na freguesia de Argomil, pela prática do crime de condução perigosa. Sobre os mesmos também pendiam mandados de captura.

As detenções aconteceram na tarde do dia 23 de Março, quando os suspeitos circulavam num veículo com a matrícula espanhola. Apercebendo-se que estavam a ser vigiados pela GNR puseram-se em fuga, praticando uma condução perigosa, com desrespeito a regras e sinais de trânsito. Após perseguição policial foram interceptados nas proximidades de Vila Franca das Naves.
Quando foram identificados verificou-se que tinham antecedentes criminais pela prática de furtos e condução ilegal. O condutor do veículo não possuía habilitação legal para conduzir e sobre o outro ocupante recaía um Mandado de Captura e Condução ao Estabelecimento Prisional da Guarda, onde foi entregue.
O condutor foi presente ao Tribunal Judicial de Trancoso, sendo-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Segundo o comunicado da GNR, foram também realizadas na zona de fronteira com Espanha, pelo Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA), três operações no âmbito da fitossanidade florestal, direccionadas para a fiscalização do Nemátodo do Pinheiro, tendo sido fiscalizados 138 veículos.
Em 25 de Março realizou-se uma Operação de fiscalização de trânsito, com particular incidência na condução sobre o efeito do álcool e sem habilitação legal, bem como nos veículos de transporte de mercadorias e na abordagem de suspeitos da prática de crimes. Foram fiscalizados 193 veículos e condutores, tendo sido elaborados 58 autos de contra-ordenação. Destes 55 por diversas infracções verificadas à legislação rodoviária e três por infracções verificadas à legislação fiscal, donde resultou a apreensão de três viaturas e de mercadorias no valor de 686 euros.
Durante a semana transacta realizaram seis acções de sensibilização, subordinadas aos temas «Comunicar em Segurança – Internet Segura», «Segurança Rodoviária» e «Preservação da Natureza», em escolas dos concelhos da Guarda, Fornos de Algodres e Trancoso. Nas acções estiveram presentes 175 alunos e 14 professores.
Numa outra vertente, no dia 24 de Março, a Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da Guarda, realizou uma acção de sensibilização subordinada ao tema «Apoio 65 – Idosos em Segurança», no Centro de Dia de Arrifana – Guarda. Estiveram presentes 45 idosos e um assistente social
plb