Neste fim-de-semana, 19 e 20 de Março, cerca de três centenas de pessoas passaram pelos Foios.

No domingo, foi um grupo quarenta de motares, de Portalegre e Nisa, que nos deram o prazer da sua presença.
Por volta das 11 horas subimos até à encantadora Serra das Mesas que tem uma altitude de 1260 metros. O dia estava bastante quente e até mesmo nas alturas o vento não se fazia sentir.
Todas as pessoas se deliciaram com as magníficas e deslumbrantes vistas panorâmicas. Avistam-se, com nitidez, a Serra da Estrela, A cidade da Guarda o planalto de Vilar Formoso, Monsanto, Sortelha e paisagens das províncias espanholas de Castilla e Leon e da Extremadura.
A pé percorremos cerca de três quilómetros tendo passado pela fonte do lameirão, casa dos contrabandistas e admiraram-se alguns aspectos graníticos que abundam na Serra das Mesas.
Visto que os motares já haviam tomado o pequeno-almoço em Foios deu para prolongar um pouco mais o passeio porque o almoço apenas estava previsto para as 13h30. Antes, porém, visitaram-se as instalações do Centro Cívico de Foios.
Por volta das 16 horas o grupo despediu-se de Foios e rolaram em direcção ao Sabugal para visitarem a Casa do Castelo onde a dinâmica Talinha os esperava.
Este grupo de pessoas foi, na verdade muito bem tratado e prometeram voltar no próximo ano. Algumas pessoas disseram que gostariam de poder voltar por altura das capeias.
Na qualidade de presidente de Junta de Foios acompanhei, com muito prazer e gosto, o grupo. Fiz, como sempre, o melhor que sei.
Desta vez ainda me apurei um pouco mais porque o grupo era comandado pelo Agostinho, filho do saudoso Prof. Fernandes e da Sr.ª Prof.ª Lucília.
O Agostinho contactou-me, via telefone, há cerca de dois meses e, no passado dia 6, deslocou-se pessoalmente a Foios para, em conjunto, podermos elaborar o programa para que tudo tivesse corrido bem, como efectivamente aconteceu.
Venham quando quiserem e serão sempre bem recebidos. Precisamos de gente. Turismo é futuro!
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia de Foios)
jmncampos@gmail.com