Porque não poderia deixar de estar de acordo aqui dou conta destas palavras sábias…

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»«Quero lembrar que a Administração interna desta casa é problema que pode ser discutido por todos e porque interessa a todos, desejamos receber, antes da crítica, a sugestão, de quem quer que seja, que venha a evitar o erro, ou indicar a melhor realização.»
«Quando começar a crítica à nossa obra, à frente de todos os descontentes estarei eu, por não poder realizar o que quero.»
«As contas com facilidade se acertam desde que presida o cuidado de as manter dentro das normas da contabilidade municipal. A dificuldade começa na forma de aplicar as verbas dispensáveis. Todo o valor de uma Câmara está na visão clara da escolha da realização. Uma verba de cem contos, disponível, serve para comprar uma camionete, para construir uma escola, para pavimentar uma rua, para reparar uma estrada. Na escolha do destino a dar a essa verba, está a virtude de uma Câmara.»
Mão amiga, a quem penhorado agradeço, deu-me a conhecer um pequeno opúsculo datado de Fevereiro de 1947, de onde retirei aquelas breves mas tão actuais palavras.
Trata-se dos «Relatórios da gerência da Câmara Municipal do Concelho do Sabugal» referentes aos anos de 1946 e 1947, sendo Presidente o Dr. Francisco Maria Manso, que havia tomado posse em Maio de 1946, substituindo o Dr. Carlos Alberto Frazão.
São palavras sábias que penso terem hoje toda a actualidade.
Ensinam-nos, a todos aqueles que ocupam lugares públicos, duas ou três lições que saliento:
(i) a capacidade e a disponibilidade para ouvir todos, independentemente da sua cor partidária, ou de estarem ou não de acordo com as nossas ideias;
(ii) a permanente insatisfação com a obra realizada e a vontade de fazer mais;
(iii) a percepção de que, como dizia um general com quem trabalhei na Força Aérea, o problema não é o dinheiro ou a falta dele, o problema são as prioridades que se estabelecem.
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

(Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal)
rmlmatos@gmail.com