A realização do 2.º Capítulo da Confraria do Bucho Raiano foi um momento alto de afirmação das tradições sabugalenses.

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»Como confrade participei com grande satisfação na realização deste Capítulo, não podendo deixar de salientar os seguintes aspectos para mim mais relevantes:
1. O crescimento sustentado da Confraria, com a entronização de mais 21 confreiras e confrades que no Anfiteatro Municipal e na presença das restantes confreiras e confrades, fizeram o seu juramento.
2. A ultrapassagem de uma situação que se vinha a revelar contrária aos interesses do Concelho, referindo-me concretamente à presença e à outorga de um diploma de honra à Casa do Concelho do Sabugal.
O elogio público e o abraço entre o Chanceler da Confraria, Paulo Leitão, e o Presidente da Casa do Concelho, José Eduardo Lucas, são o prenúncio de que as duas entidades estão dispostas e saberão encontrar os caminhos para, em conjunto, continuar a defender e a divulgar as potencialidades do nosso Concelho.
3. A realização do Capitulo na cidade do Sabugal e do almoço na vila do Soito, onde fomos magnificamente recebidos, primeiro pelo Sr. Presidente da Junta num «Porto de honra», e depois no Restaurante Martins, mostrando que, de uma vez por todas, devemos saber ultrapassar «guerrinhas» e rivalidades locais, pois, como venho dizendo, somos muito poucos e os desafios são demasiado grandes para que percamos tempo em coisas secundárias.
4. A assinatura do protocolo com um produtor de vinho do Concelho de modo a que o vinho «doispontocinco» da zona de Sortelha passe a ser o vinho oficial da Confraria, estando presente em todas as suas iniciativas. Eis uma forma correcta de promover os produtos sabugalenses.
5. Por último, a nobreza dos dinamizadores da criação da Confraria e seus actuais dirigentes ao recusarem serem entronizados enquanto cavaleiros.
Esta é uma atitude que os engrandece, mas que engrandece e dignifica também a Confraria do Bucho Raiano.
Caros confrades, podeis não ser cavaleiros à luz dos estatutos, mas estou certo que sois cavaleiros na mente e no coração de todas as confreiras e confrades!

Ps: Porque alguns dos presentes me questionaram sobre o assunto, deixo aqui este esclarecimento. O Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal (eu próprio) foi convidado oficialmente para participar neste evento (atitude que não tem vindo a ser seguida por outros promotores de eventos que se realizam no Concelho…).
Porque sou confrade solicitei ao Sr. Chanceler da Confraria que me permitisse juntar-me às restantes confreiras e confrades, o que foi entendido e assim se fez.

«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

(Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal)
rmlmatos@gmail.com