Os Sapadores Bombeiros de Lisboa criaram o Núcleo de Intervenção Social e de Apoio ao Cidadão(NISAC), de apoio à comunidade no âmbito de uma política pró-activa de «prevenção» junto da população idosa do concelho de Lisboa.

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»O Núcleo pretende assim apoiar a população sénior, nomeadamente através dos sistemas de solidariedade, segurança social e de saúde existentes.
São seus objectivos, entre outros:
1. Proporcionar uma resposta imediata (24h/24h), com base numa Linha Telefónica (gratuita) de Emergência Social – «Cidadão Idoso», a situações e a necessidades sociais identificadas.
2. Elaborar diagnósticos de situação que permitam caracterizar gradualmente a população idosa da cidade.
3. Participar na elaboração de Planos de Contingência para situações de risco pontualmente existentes.
4. Em articulação com outras entidades do sector e juntas de freguesia, promover a criação de “Equipas de Proximidade” (multidisciplinares) ao cidadão idoso;
5. Alargar o leque de elementos disponíveis para a actividade, abrindo o voluntariado de todo o pessoal do RSB.
Estou consciente de que esta iniciativa tem por base a estrutura profissionalizada dos Sapadores Bombeiros, realidade bem distinta da dos Bombeiros do Sabugal e do Soito.
Mas não tenho duvidas que uma acção concertada que envolvesse a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, a GNR, as IPSS e os Bombeiros, permitiria criar um serviço semelhante no Concelho do Sabugal, que, por certo, muito benéfico seria aos idosos sabugalenses.

Ps1. Voltando ao poema épico «Odisseia», não passou pela cabeça de Homero uma versão alternativa em que, ao apelo de Ulisses para que as sereias cantassem e o encantassem, estas se calassem e fossem embora…

Ps2. Alguns amigos meus não gostaram que dissesse bem da canção dos Deolinda, pois a mesma parecia ter como destinatário o PS e o seu Governo.
Agora que as maiores criticas que sofri fossem dos que mais atacam Sócrates e o seu Governo, ou de grupos de jovens ditos radicais, eis o que nunca me passaria pela cabeça!
Até de novo Mao Zedong querendo fazer a «revolução cultural no Sabugal me acusaram!…
Como dizia a Ivone Silva «está tudo grosso»?!…
Para terminar, duas citações de Mao:
«A auto-satisfação é inimiga do estudo. Se queremos realmente aprender alguma coisa, devemos começar por nos libertarmos disso. Em relação a nós próprios devemos ser “insaciáveis na aprendizagem” e em relação aos outros, “insaciáveis no ensino”.»
«A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume.»

«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

(Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal)
rmlmatos@gmail.com

Anúncios