Teve lugar no passado dia 20 de Fevereiro no Estádio Universitário de Lisboa, o Campeonato Nacional de Judo, do escalão Juniores. A simples presença nesta prova, era para todos os judocas que se apuraram para estarem presentes, uma grande satisfação, pois apenas os 26 melhores do país em cada categoria de peso, poderiam participar.

O distrito da Guarda esteve presente apenas com três atletas femininas, duas em -57kg e uma em -48kg. Na categoria mais leve, Ana Rita Figueiredo ainda realizou três combates mas não conseguiu sair da pule de acesso às medalhas. Em -57kg estiveram Ana Sofia Figueiredo do SC Sabugal e Inês Cunha do Clube de Judo da Guarda. Perdendo ambas o primeiro combate, foi no entanto a judoca da Guarda que foi repescada visto a sua condição de cabeça de serie, na qualidade de Campeã Regional Norte. Inês Cunha soube aproveitar a oportunidade e ganhou o confronto da repescagem, perdendo de seguida com a mesma judoca que já tinha eliminado a sabugalense e que subiria ao pódio. A atleta do Clube de Judo da Guarda, obteve assim um 5º lugar, que talvez lhe vá permitir participar no Torneio Internacional de Portugal, a realizar em Março.
O desempenho e atitude das três judocas estiveram dentro daquilo que os treinadores esperavam para a prova, sabendo do elevado nível das judocas Nacionais e dos poucos competidores que a nossa Região possui nesta modalidade, para se poder atingir um bom nível de preparação.
David Carreira