A Associação de Judo do Distrito do Porto teve a seu cargo a realização no passado dia 29 de Janeiro do Campeonato Zonal Norte do escalão de Juniores. Os resultados finais indicaram três pódios para o distrito da Guarda com uma campeã regional e duas vice-campeãs.

(Clique nas imagens para ampliar.)

Foi na «Invicta» que se apresentaram quatro judocas do distrito da Guarda, um masculino e três femininos. Esta prova permitiu aos respectivos campeões regionais garantir o apuramento directo para o Campeonato Nacional (CN) que se realizará a 20 de Fevereiro. O Campeonato Zonal Norte foi para os atletas juniores a última possibilidade de pontuar para o Ranking Nacional e subir na Lista de Classificação Desportiva Nacional que apura apenas os 26 melhores de cada categoria de peso.
No sector masculino, o atleta Gabriel Almeida, -81kg, do Sporting Clube do Sabugal, que tinha subido ao pódio na edição de 2010, não conseguiu desta vez ultrapassar os seus adversários. Mas foi no sector feminino que a representatividade distrital seria mais evidente a nível de resultados.
Inês Cunha, do Clube de Judo da Guarda, revalidou o título de Campeã Regional de juniores na categoria de -57kg, confirmando a sua aptidão competitiva e vontade de estar presente na fase final em Lisboa. Na mesma categoria de peso a jovem Ana Sofia Figueiredo, do Sporting Clube do Sabugal, conseguiu o segundo lugar do pódio, melhorando o terceiro lugar que tinha alcançado em 2010 ainda no escalão etário inferior.
Ana Rita Figueiredo, do Sporting Clube do Sabugal, estando inscrita nos -48kg, categoria na qual já tinha garantido o apuramento para o «Nacional», não teve nenhuma judoca inscrita no seu peso, aproveitando assim para competir na categoria acima, nos -52kg. Embora a tarefa não fosse fácil, aproveitou a competição como forma de treino frente a adversárias mais pesadas, conseguindo no entanto sagrar-se vice-campeã Regional.
Deixamos, desde já, os parabéns e um voto de sucesso para o Campeonato Nacional aos judocas apurados.
djmc