O concelho do Sabugal esteve incluído na realização de uma operação de combate à criminalidade, realizada pelo comando da Guarda da GNR, com incidência na fiscalização a estabelecimentos de diversão nocturna, onde foram detidos indivíduos que exerciam ilegalmente a profissão de seguranças. Em Seia e em Manteigas a GNR deteve caçadores furtivos.

gnrEm 22 de Janeiro, o Comando Territorial levou a efeito uma operação de prevenção da criminalidade, realizada nos concelhos de Sabugal, Seia, Celorico da Beira, e Trancoso, onde foram inspeccionados oito bares e controladas 31 pessoas. Foram efectuadas três detenções pelo exercício ilegal da função de segurança privada e uma outra por autorizar o exercício dessa função de segurança. Foram ainda notificadas para comparecerem no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, três cidadãs brasileiras que se encontravam em situação ilegal no território nacional.
Segundo a nota semanal da GNR, no dia 18 de Janeiro, foi detido, em flagrante delito, um indivíduo de 48 anos de idade, residente no Sabugueiro, concelho de Seia, empregado na restauração, por crime de caça ilegal. O indivíduo encontrava-se a transportar um javali que tinha abatido, sendo-lhe apreendida a arma de caça, cinco laços em cabo de aço e a viatura que utilizava. Presente ao Tribunal Judicial de Seia ficou a aguardar a leitura da sentença.
No dia 20 de Janeiro, foi também detido em flagrante um indivíduo, reformado, de 64 anos de idade, residente na Guarda, por andar a caçar em local não autorizado através de meios não permitidos. O detido caçava aos tordos numa zona de caça para a qual não estava autorizado, utilizando como método um chamariz que lhe foi apreendido, bem como a arma de caça e 28 cartuchos. Presente ao Tribunal Judicial de Celorico da Beira foi-lhe aplicada a multa de 270 euros e a sanção acessória de inibição de caçar (cassação da carta de caçador).
Durante a semana passada a GNR efectuou ainda quatro detenções por condução sob o efeito do álcool e duas por condução sem habilitação legal.
Para além das ocorrências de natureza criminal que motivaram a detenção dos seus autores, registaram-se outras ocorrências criminais, de que se destacam 23 furtos, oito casos de ofensas à integridade física, seis actos de dano, cinco situações de injúrias, duas de ameaça, duas de violência doméstica, uma de burla e uma de falsificação.
Registaram-se 25 acidentes de viação, sendo 17 em resultado de colisão, seis por despiste e dois por atropelamento. Destes acidentes resultaram sete feridos leves.
Entre os dias 18 e 21 de Janeiro, realizaram-se 23 acções de sensibilização subordinadas aos temas «Comunicar em Segurança – Internet Segura» e «Violência na Escola», em estabelecimentos de ensino dos concelhos de Celorico da Beira, Sabugal, Seia, Pinhel, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo, em cujas acções estiveram presentes 416 alunos e 31 professores.
plb

Anúncios