A Câmara Municipal do Sabugal e a Associação dos Bombeiros Voluntários do Sabugal foram homenageadas durante a primeira Gala da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda. Na cerimónia que teve lugar em Folgosinho na sexta-feira, 10 de Dezembro, estiveram presentes representantes dos corpos de bombeiros e o Governador Civil, Santinho Pacheco, igualmente distinguído pela sua dedicação à causa do associativismo e voluntariado nos soldados da paz.

Gala Federação Bombeiros Distrito Guarda - Delfina Leal e Luís Carlos Carriço

A Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda homenageou figuras e entidades que se destacaram pelos seus feitos ou apoios à causa do associativismo e voluntariado nos bombeiros durante o ano de 2010.
A Câmara Municipal do Sabugal – representada por Delfina Leal, vice-presidente – recebeu uma placa e um diploma em reconhecimento pelo apoio prestado aos Bombeiros do Sabugal aquando do acampamento da juventude e do encontro do Quadro de Honra organizado «com tanto brilho e competência» que levou o Governador Civil, Santinho Pacheco, a propor a realização do mesmo tipo de eventos em anos futuros.
A Associação dos Bombeiros Voluntários do Sabugal – representada por Luís Carriço, presidente da Direcção – foi, igualmente, homenageada por ter assumido em condições difíceis e tempo recorde a organização do acampamento da Juventude e o encontro do Quadro de Honra, que tiveram lugar entre os dias 27 e 30 de Agosto no Sabugal.
Uma homenagem invulgar estava reservada para a família com mais elementos no voluntariado dos bombeiros. São, nada mais nada menos, 16 bombeiros da mesma família que prestam serviço no distrito da Guarda na corporação de Vila Nova de Tazém. Os 14 elementos da família Oliveira que marcaram presença (com idades entre os cinco e os 60 anos) perfilaram perante todos os participantes para uma merecida ovação.
A Câmara Municipal da Guarda, representada pelo presidente Joaquim Valente, o sub-chefe Nuno Marques, delegado distrital da Juvebombeiro e o comandante Seara Pires, destacado dirigente associativo, foram igualmente homenageados durante a I Gala da Federação dos Bombeiros da Guarda.
O último homenageado da noite foi Santinho Pacheco, governador civil da Guarda, que ouviu rasgados elogios dos responsáveis pela Federação e corporações dos Bombeiros pela «disponibilidade e preocupação que sempre demonstrou ter para auxiliar os bombeiros na resolução de alguns dos múltiplos problemas com que nos temos confrontado e pela sensibilização, com coragem, junto do Poder Central das nossas realidade e carências, constituindo-se num porta-voz coerente dos anseios e necessidades das associações e corpos de bombeiros do distrito da Guarda e, ainda pelos múltiplos auxílios prestados para a consolidação da vida dos bombeiros, retratado no apoio inexcedível à realização e manutenção da gala».
A Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, representa 23 associações e seus corpos de Bombeiros, constituídos por mais de 3000 directores e 3247 bombeiros dos quadros de honra de comando, activo, honra e reserva.

Na I Gala dos Bombeiros do distrito da Guarda em Folgosinho esteve, também, presente Maria Benedita Rito Dias, presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários do Soito.
jcl

Anúncios