Face à imobilidade da região da Guarda nestes dias, devido aos nevões, Fernando Cabral, ex-deputado pela Guarda e ex-Governador Civil do Distrito, resolveu colocar na Internet uma petição à Assembleia da República defendendo a Criação de Unidade Especifica de Combate a Intempéries Invernais da Guarda.

O ex-deputado socialista Fernando Cabral lançou uma petição on-line reivindicando a criação de uma unidade específica de combate a Intempéries Invernais na Guarda.
Ainda esta semana, o secretário de Estado da Protecção Civil admitiu à TSF que existe uma escassez de equipamentos para estas situações. «Se tivéssemos mais equipamento, poderíamos fazer um pouco mais», disse Vasco Franco. Apesar de reconhecer que faltam meios para dar resposta às necessidades locais, o governante sublinhou que se trata de «necessidades pontuais».
É desta forma que se introduz a petição:
«Ano após ano quando cai neve com mais abundância ou se forma gelo na Guarda a cidade paralisa com as naturais consequências e prejuízos para toda a vida em comunidade. São os transportes privados e públicos que não transitam, são as escolas que encerram ou que suspendem as aulas, são as empresas que não funcionam por falta de recursos humanos e materiais, são os serviços públicos que não operam, ou operam a “meio-gás” porque dirigentes e funcionários não conseguem chegar aos seus postos de trabalho. É pois necessário que as autoridades competentes criem na Guarda uma Unidade Especifica de Combate a Intempéries Invernais dotada de meios humanos e materiais que minimizem ou resolvam os problemas que se têm verificado.»
Até ao momento assinaram a petição mais de 80 cidadãos de todo o distrito da Guarda. Ao assinarem o requerimento os peticionários podem introduzir também comentários, e são muitos os que alegam a manifesta necessidade da região estar dotada da capacidade de responder às intempéries.
Para alguns dos signatários a região deveria ter a neve como cartaz turístico, em vez de a mesma se tornar sempre num factor de quase absoluta paralisação.
A petição pode ser vista e assinada aqui.

Já é tempo de o Governo Central reconhecer as especificidades dos concelhos do distrito da Guarda como, por exemplo, o Sabugal onde os rigores gelados do Inverno contrabalançam com os calores sufocantes (e os incêndios) do Verão.
Esta petição de Fernando Cabral vem juntar-se ao esforço e persistência do Governador Civil, Santinho Pacheco, para dotar a cidade e o distrito da Guarda de meios adequados para combater os rigores climáticos da região beirã.

plb