No dia 25 de Novembro todos os caminhos vão dar à Rebolosa. A camaradagem, o convívio e a amizade com que se festeja a Santa Catarina faz com que a festa seja excelente.

Santa Catarina - Rebolosa - 2010

Além disto, todos os que ano após ano visitam a Rebolosa neste dia, já não dispensam outros sabores excelentes: o do porco assado na brasa, em assadores espalhados pelo largo da aldeia, o das azeitonas e pimentos curtidos por mãos de cá, o do tinto graminês para regar a refeição, o da geropiga espalhada pelas adegas e pelas penhas…
Também tradicional é comprar uma navalha na feira de ano (pois todos se esquecem dela para o almoço) e tirar a licença para matar o porco, pois com o frio gélido que se faz sentir nesta altura, já é tempo de matanças.
Este ano também houve bucho, pois a Confraria do Bucho Raiano visitou a festa da Santa Catarina e comeu o melhor bucho que se faz por estas terras, não fosse do Adérito da Rebolosa e como bairristas que somos, defendemos o que é nosso.
Quem vai à Santa Catarina fica com vontade de passar por lá o dia todo e por isso a hora do baile chega depressa, entre uma música e outra, mais uns momentos de convívio único, e é por tudo isto que viver aqui, por estas bandas esquecidas, é tão especial!!!
Felismina Rito

Anúncios