O Comando Territorial da Guarda comemora no próximo dia 2 de Dezembro, o segundo aniversário através de uma cerimónia militar a realizar no Parque Urbano da cidade, no Rio Diz.

GNRSegundo o comunicado semanal da GNR, para comemorar a efeméride o Comando Territorial da Guarda, «vai levar a efeito um conjunto de actividades que se pretendem simples mas, como é tradição e apanágio da Guarda Nacional Republicana, eivadas do maior brilhantismo e dignidade».
Segundo o Programa, às 14h30 haverá a recepção das entidades convidadas, às 15h15 terá início a cerimónia militar e no final, às 17h00, será servido um porto de honra.
Durante a semana transacta a GNR da Guarda efectuou 13 detenções, nove em flagrante delito e as demais pelo cumprimento de mandados judiciais.
No mesmo período foram elaborados 309 autos de contra-ordenação, na sua maior parte por infracções à legislação rodoviária.
Registaram-se 30 acidentes de viação, sendo 16 por motivo de colisão entre veículos, 11 por despiste e três por atropelamento. Destes acidentes resultaram dois feridos graves e quatro feridos leves.
Em 19 de Novembro, o Posto Territorial de Almeida, deteve dois indivíduos, de 21 e 40 anos, residentes em Benespera e em Gonçalo, quando conduziam um veículo que tinham furtado na madrugada desse mesmo dia, em Vilar Formoso. Na mesma acção foram ainda recuperados um computador portátil e um telemóvel que se encontravam no interior do veículo, aquando do furto. Os suspeitos, já com antecedentes criminais, foram notificados para comparecerem no Tribunal da Guarda, tendo no entanto faltado.
No dia 15 de Novembro, as Secções de Programas Especiais dos Destacamentos Territoriais da Guarda, Gouveia, Pinhel e Vilar Formoso realizaram acções de sensibilização, subordinadas ao tema «Apoio 65 – Idosos em Segurança», em freguesias dos concelhos de Gouveia, Foz Côa e Sabugal. Assistiram às acções 101 idosos.
Entre dias 16 e 19 de Dezembro, realizaram 14 acções de sensibilização subordinadas aos temas «Prevenção Rodoviária» e «ser feliz em Segurança», em escolas dos concelhos de Aguiar da Beira e Guarda. Nas acções estiveram presentes 323 alunos e 15 professores.
plb