Sábado, dia 6 de Novembro, levantei-me cedo com a intenção de me deslocar ao Sabugal para participar na feira dos produtos locais e poder também regalar os olhos e a alma com as provas de atletismo que durante a manhã animou e deu vida à cidade do Sabugal.

José Manuel Campos - Nascente do CôaSaí dos Fóios, acompanhado de mais três amigos, às 9,30 horas e passados vinte minutos entravamos no mercado municipal onde alguns funcionários da Empresa Sabugal+ davam os últimos retoques na exposição dos mais diversos produtos agrícolas que o público começava a contemplar.
Às 11 horas dirigi-me para junto do edifício do tribunal onde se concentravam largas centenas de atletas que sob a orientação do incansável Natalino Teixeira, do Baraçal, se organizavam e tomavam posição à espera que o Presidente do Município, António Robalo, desse o sinal da partida.
Confesso que nunca tinha estado tão perto dos atletas e da organização. Apreciei e admirei o pulso e a dinâmica do Natalino que muito bem coadjuvado pelo seu amigo e colega Major Almeida, da GNR, constituíram uma dupla digna do reconhecimento dos atletas e do público em geral.
Por volta das 15 horas desloquei-me a Malcata onde sabia que a Junta e a Associação também estavam envolvidas em actividades relacionadas com a micologia e as castanhas. Tive oportunidade de contemplar a exposição dos cogumelos que embora não tivesse muita quantidade tinha, por certo, bastante variedade.
Enquanto, com alguns amigos, fazíamos um brinde, com a saborosa jeropiga, o Sr. Eng.º António Borges, organizava a exposição e o Abílio confeccionava o caldudo.
Por fim tomámos mais um copo, no bar Camões, com alguns dos amigos que haviam jogado o envido nos Foios e em Malcata e que já falam em novos encontros. Parabéns Malcatenhos!
Não me resta qualquer dúvida de que estas actividades deveriam merecer o reconhecimento e o aplauso de todos.
Fazer coisas é muito importante e ainda que algumas saiam menos bem não há razão para deixarmos de fazer outras. Temos que ser persistentes e ter consciência de que com os erros também se aprende.
O progresso e o desenvolvimento também passam por estas actividades.
A Câmara e a Empresa Sabugal+ estão de parabéns.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia de Foios)
jmncampos@gmail.com