A Câmara Municipal do Sabugal em parceria com o Agrupamento de Escolas e o Centro de Saúde associaram-se às comemorações do Dia Mundial da Alimentação que tem como objectivo consciencializar a opinião pública acerca das questões associadas à nutrição e alimentação, promovendo também, em todo o Mundo, a participação da população na luta contra a fome.

Dia Mundial Alimentação - SabugalA comemoração do Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro – no concelho do Sabugal foi associada à temática a abordar no Plano Anual de Actividades do Pré-Escolar e 1.º Ciclo: «A Raia». Assim, a Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas e o Centro de Saúde do Sabugal desafiaram todos os estabelecimentos de ensino a elaborar uma ementa saudável e ao mesmo tempo característica da zona da Raia, uma vez que na nossa dieta tradicional podemos encontrar características, pratos e alimentos saudáveis, que contribuem para uma alimentação equilibrada.
O culminar desta acção teve lugar no dia 18 de Outubro (dia em que os estabelecimentos de ensino do concelho celebraram o Dia Mundial da Alimentação), com as Instituições que fornecem refeições nas várias escolas e jardins-de-infância do concelho a colaborarem de forma entusiasmante e empenhada na confecção das ementas elaboradas pelos mais pequenos.
Nas refeições deste dia não faltaram alimentos típicos da zona da Raia como a truta, o cabrito ou o borrego, não esquecendo a caça (nomeadamente o coelho). Estiveram também presentes as sopas (sopa à lavrador, sopa de grão com repolho, canja de galinha à antiga, sopa de abóbora, sopa de grão com nabiça, entre outras) assim como as deliciosas sobremesas que só devemos saborear em dias especiais (papas de milho, arroz doce, castanhas cozidas, farófias e aletria).
Ao longo do dia, os alunos puderam ainda realizar um conjunto de actividades alusivas às temáticas trabalhadas, com os respectivos professores e educadores.
De uma forma geral, a actividade desenvolvida foi fortemente partilhada e vivenciada pelas várias entidades que colaboraram no processo, nomeadamente pelos próprios destinatários, as crianças.
jcl (com C. M. Sabugal)