A Junta de Freguesia de Foios, de parceria com a Mancomunidad do Alto Águeda (de Espanha), vão organizar as primeiras Jornadas Micológicas Transfronteiriças, que a contecerlo nos Fóios e em El Payo, nos dias 30 e 31 de Outubro. No último dia realiza-se o tradicional magusto Fóios-Eljas

Tartulho«Aprender a conhecer mais e melhor os cogumelos», é o lema das jornadas que se iniciarão no sábado, 30 de Outubro, pelas 10 horas, no Centro Cívico dos Fóios e no Ayuntamiento de El Payo, com a entrega da respectiva documentação. Segue-se a partida para o campo, e grupos e sob a orientação de técnicos credenciados, indo-se a locais situados na área geográfica dos Fóios, Aldeia do Bispo e El Payo.
Pelas 12,30 horas, os participantes regressam com os cogumelos recolhidos e partem de imediato para El Payo, em cujo centro multiusos será servido um almoço típico que incluirá cogumelos.
A tarde do primeiro dia será passada em El Payo, assistindo à classificação das espécies recolhidas tanto em Portugal como em Espanha.
No Domingo, dia 31, as jornadas começarão com a abertura de uma exposição no Centro Multiusos de El Payo, seguida de uma mesa redonda, onde se falará no tema «A micología: un recurso», com a participação dos especialistas José Ignacio Risueño, María Hernández Varas e Gravito Henriques.
O almoço-convívio será desta feita no pavilhão dos Fóios, onde os participantes serão brindados com uma feijoada)
Pelas 14 horas terá lugar uma conferência sobre a confecção dos cogumelos, tendo como tema «da terra ao prato», a cargo de Julián del Castillo Hernández.
Segue-se o tradicional magusto Foios-Eljas, onde serão assados trezentos quilos de castanhas, adoçadas com mel da Sierra de Gata e bem regadas com jeropiga do nosso concelho e viño de la pitorra. Actuarão o Rancho Folclórico de Sortelha e o Grupo de Sevilhanas de Eljas.
A Junta de Freguesia dos Fóios deixa a recomendação aos participantes para vestirem roupa e calçado apropriados, uma cesta e uma navalha.
E ainda informação adicional: há quarenta camas, em duas salas do antigo edifício escolar, que cederá, gratuitamente, a quem pretender dormir de sexta para sábado ou de sábado para domingo.
Outras alternativas: Residencial Pelicano, em Alfaiates: 27164750 e 966773666 (dista 15 quilómetros dos Fóios); Meia Choina – Casa do Mañego, em Quadrazais: 271606082; 271605194 e 966120201 (a 10 km); Albergaria Santa Isabel, no Sabugal: 271750100; Fax: 271754300. reservas@raihotel.pt (22 km); Hospedraia Sr.ª da Graça, no Sabugal: 271754241; Fax 271754241.
O Grupo de Cantares do Sabugal actuará, sábado, dia 30, no auditório do Centro Cívico de Foios, a partir das 21 horas, o que poderá constituir um bom programa para o serão para os que decidam ali pernoitar.
plb

Anúncios