É costume dizer-se que o vagar faz colheres mas, no caso do Abel Esteves Duarte, o vagar não faz colheres mas sim forcões, de diversos tamanhos.

(Clique nas imagens para ampliar.)

José Manuel Campos - Nascente do CôaEste senhor prestou serviço como agente da GNR em Vila Nova de Tazém e após a aposentação veio, com a esposa, viver para os Foios, de onde são naturais.
É um casal simpático e muito metidos na sua vidinha. Aos domingos vão à Missa e, por volta do meio-dia, lá vão eles, como dois namorados, almoçar ao restaurante.
No dia-a-dia a Didoraz vai-se entretendo com as lides da casa e o Abel, muito madrugador, lá vai dando os seus passeios sempre com os olhos postos no arvoredo com a intenção de poder ir encontrando uns pauzinhos jeitosos para a feitura dos forcões.
É no verão que o Abel Duarte vende mais forcões pelo que tem que os ir construindo ao longo do ano.
Há poucos dias um senhor adquiriu-lhe 60 exemplares e encomendou-lhe outros tantos para a época natalícia.
Também a Junta de Freguesia lhe vai fazendo algumas encomendas para ir oferecendo, um exemplar, a algumas personalidades que, em Foios, participam em determinados eventos.
Aconteceu por altura do encontro promovido pelo Sr. Governador Civil, designado por «Raia de Oportunidades», bem como na vinda da Banda da Força Aérea no dia 25 do passado mês de Setembro.
Quando os forcões são procurados e o Abel não os tem feitos, toma nota da encomenda e mãos à obra.
Também tenho verificado que o Abel não tem como finalidade fazer muito dinheiro visto que oferece bastantes exemplares.
Muito embora o seu forte resida precisamente nos forcões não deixa de fazer outras peças curiosas nomeadamente ligadas à vida agrícola como sejam manguais, arados e carros de bois.
Mas como vivemos numa zona onde o forcão é rei é precisamente neste artesanato que o Abel Duarte deverá apostar e despender mais tempo.
Ao Abel e à esposa desejo as maiores felicidades e que continue a fazer forcões por muitos e longos anos.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia de Foios)
jmncampos@gmail.com