A Direcção-Geral do Ensino Superior aprovou novos cursos de especialização tecnológica para o Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

IPGA Direcção-Geral do Ensino Superior, após parecer da Comissão Técnica para a Formação Tecnológica Pós-Secundário, aprovou para o IPG os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) em Desportos de Natureza, Treino Desportivo de Jovens Atletas, Aplicações Informáticas de Gestão e Técnicas de Gestão da Qualidade e do Ambiente.
Estes cursos juntam-se aos CET em Técnicas de Gerontologia, Condução de Obra, Desenvolvimento de Produtos Multimédia, Energias Renováveis, Gestão de Vendas, Gestão Operacional em Logística, Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos, Manutenção Industrial, Técnico Especialista de Contabilidade, Tecnologia Mecatrónica, Topografia e Sistemas de Informação Geográfica, Gestão e Animação Turística e Técnicas de Restauração.
O CET é uma formação pós-secundária não superior que confere qualificação profissional do nível 4 através da conjugação de uma formação secundária, geral ou profissional, com uma formação técnica pós-secundária. Caracteriza-se por ser uma formação técnica de alto nível e resultar numa qualificação que inclui conhecimentos e capacidades de nível superior.
De referir que têm acesso aos CET os titulares de curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os indivíduos que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas do 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, não tenham concluído; os titulares de uma qualificação profissional de nível 3; as pessoas com idade igual ou superior a 23 anos a quem se reconheça com base na sua experiência, capacidades e competências para ingressarem no CET em questão; os titulares de cursos do ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional e os detentores de um diploma de especialização tecnológica que pretendam a sua requalificação profissional.
Os formandos inscritos nos CET são abrangidos pela acção social escolar do ensino superior, ou seja, podem candidatar-se a Bolsas, alojamento, etc, em igualdade de circunstâncias com os restantes alunos do ensino superior. Concluído o curso, os titulares de um CET têm ainda a possibilidade de concorrer ao Ensino Superior através dos Concursos Especiais.

Mais informações na página web do IPG. Aqui.
jcl (com IPG)

Anúncios