A aldeia de Badamalos do dia 21 ao dia 24 de Agosto foi centro das festas em honra do Deus Menino e de S. Bartolomeu dos Mártires.

(Clique nas imagens para ampliar.)

Por mais um ano assistiu-se a uma aldeia repleta de gentes, de risos e conversas que ecoavam pelas pequenas ruas que a compõem.
As festas tiveram inicio no sábado com a garraiada, procissão das velas e com um baile de «aquecimento» abrilhantado pelo Duo dos Trovadores.
No Domingo, o dia alto da festa, a Banda de Coja acompanhada de uma alvorada de foguetes anuncia assim o inicio do dia em que celebra o Deus Menino. A eucaristia e a procissão pelas ruas da aldeia um dos momentos altos das festas. Já a Banda se ouvia de novo, mas desta feita para a Ressalva: o agradecimento pelo trabalho dos mordomos deste ano e um «acolhimento» aos novos mordomos. Seguiu-se o baile animado pela banda Trovadores com um fogo de artifício cuja figura central era o Deus Menino. Nesta noite, em especial, houve uma espécie de «discoteca» que se diz ter sido ouvida nas aldeias vizinhas.
Segunda-feira o tradicional dia da carne começou um pouco mais tarde que o costume e sempre acompanhado pelo acordeonista Angelo Braz, que nos brindou com o seu acordeão e musicas pela noite dentro. Este acompanhou os demais numa volta ao povo já noite dentro.
No último dia de festa, já celebrando São Bartolomeu dos Mártires houve a alvorada com foguetes e o grupo «Coiros de Cabra» e a já costumeira feira. Seguiu-se a celebração e procissão em honra do Santo Padroeiro de Badamalos. Os Coiros de Cabra foram durante a tarde fazer também eles uma ressalva dando o mote para o último baile das festas de Badamalos, que durou até tarde com algo novo, o Karaoke.
Os mordomos agradecem a vossa presença e Badamalos conta convosco para as festividades que estão para vir 2010/2011.
João Fonseca

Anúncios