O Município do Sabugal vai assinar protocolos com os clubes desportivos do Sabugal e do Soito, comprometendo-se a apoiar financeiramente as suas actividades, recebendo em contrapartida a garantia dos clubes em manterem uma actividade desportiva continuada e a assegurarem a gestão dos estádios que utilizam.

Bola de futebolO Sporting Clube do Sabugal receberá uma verba anual de 59 mil euros para apoio à implementação do plano de actividades, beneficiando ainda do pagamento pela câmara das contas da electricidade e da água. O clube do Sabugal obriga-se por sua vez a manter equipas de futebol de todos os escalões etários e uma secção de judo, zelando ainda pela gestão e administração do Estádio Municipal do Sabugal, contratando o pessoal necessário ao cumprimento dessas obrigações.
A Associação Cultural e Desportiva do Soito arrecadará o montante de 41.500 euros, acrescido do custeio do fornecimento de electricidade e de água. Por sua vez o clube soitense compromete-se a manter em actividade equipas de futebol de seniores, infantis e escolinhas, assegurando ainda a gestão e administração do Estádio do Calvário garantindo que a comunidade educativa e associativa o possam utilizar.
Ambos os clubes desportivos do concelho ficarão obrigados a apresentar à edilidade os respectivos planos de actividades bem como os relatórios e as contas no final da época desportiva.
Os textos dos protocolos foram aprovados na reunião do executivo realizada no dia 8 de Setembro, com os votos favoráveis dos vereadores eleitos pelo PSD e MPT, tendo os eleitos do PS votado contra. Os vereadores socialistas opuseram-se à aprovação dos protocolos por defenderem antes a aprovação e aplicação de um regulamento municipal de apoio ao desporto. Em reunião antecedente o vereador Francisco Vaz apresentou mesmo uma proposta de regulamento, a qual foi porém rejeitada pela maioria do executivo.
Os clubes desportivos do Sabugal e do Soito disputam ambos o campeonato de futebol da primeira divisão distrital, assumindo contudo objectivos diferentes. O Sporting do Sabugal anseia por alcançar o primeiro lugar e a consequente subida para o campeonato nacional da terceira divisão, enquanto que a Associação Cultural e Desportiva do Soito assume como objectivo a sua manutenção e consolidação na primeira divisão distrital.
plb