O executivo municipal do Sabugal rejeitou uma proposta da vereadora socialista Sandra Fortuna para dar um subsídio às freguesias que realizam capeias arraianas, mas de seguida aprovou a proposta do presidente para a criação de um prémio municipal para trabalhos de investigação sobre a tourada com forcão.

A proposta da vereadora do Casteleiro, apresentada na reunião de 1 de Setembro em nome dos demais elementos do seu partido no executivo, seguiu-se à aprovação de um subsídio de 1.500 euros para a comissão organizadora da capeia de Aldeia Velha. Face a uma carta da mordomia informando que a construção das bancadas para o espectáculo importara em 49.500 euros, surgiram na mesa duas proposta de apoio: a do presidente António Robalo, no valor de 1.500 euros e a do vereador socialista Luís Sanches de 2.500 euros. Colocadas a votação saiu vencedora a proposta do presidente, com os votos favoráveis dos eleitos do PSD e do vereador do MPT, Joaquim Ricardo.
Nesta sequência a vereadora socialista Sandra Fortuna propôs que todas as freguesias que realizam capeia fossem devidamente apoiadas como forma de incentivo à manutenção desta tradição raiana, o que porém seria rejeitado pelos eleitos do PSD e do MPT.
O executivo aprovou porém de seguida, e por unanimidade, uma proposta do presidente António Robalo para a criação do «prémio municipal para trabalhos de investigação sobre a capeia arraiana», no valor de mil euros, com o objectivo de estimular o estudo sobre a tradição tauromáquica do concelho.
O regulamento, também aprovado na reunião, prevê que apenas se possam candidatar alunos universitários que apresentem trabalhos sobre o tema até 30 de Maio de 2011, devendo contudo fazer junto da câmara um pré-registo de candidatura até ao final do corrente ano. Os trabalhos concorrentes serão avaliados por um júri nomeado pela câmara municipal.
Ficou decidido que a candidatura da Capeia Arraiana a património da humanidade será coordenada pelo antropólogo Norberto Manso, ex-presidente da empresa municipal Sabugal+ e agora assessor do presidente.
plb

Anúncios