O Festival das Confrarias Gastronómicas está marcado para os dias 4 e 5 (sábado e domingo) de Setembro no Mercado da Ribeira, em Lisboa.

A Confraria do Bucho Raiano do Sabugal participa activamente no evento com um espaço de restauração (com trutas de escabeche da TrutalCôa e Buchos do Adérito da Rebolosa), um espaço de tapas (com enchidos raianos) e um espaço de artesanato e gastronomia (com produtos da Casa do Castelo, da queijaria da Quarta-feira, com mel do Mouramel da Malcata e outros). No fim-de-semana visite o Mercado da Ribeira (ao Cais do Sodré) e participe nesta jornada de promoção do concelho do Sabugal.
O festival arranca às 11 horas de sábado com a recepção de todas as confrarias pelo presidente da câmara, António Costa, e pelo vereador dos Mercados Municipais, José Sá Fernandes, nos Paços do Concelho, seguindo-se um desfile até ao mercado.
A iniciativa tem lugar no ano em que se comemora o 10.º aniversário do reconhecimento da gastronomia como património mundial e inclui actuações de ranchos folclóricos, grupos de cantares e venda de produtos e artesanato regionais.
«É, sem dúvida, uma iniciativa que deve ser potenciada tendo em conta que pode funcionar como um reforço na promoção turística, e também, na oferta de respostas alternativas aos valores tradicionalmente apresentados pelo turismo», explicou ao diário «As Beiras» Madalena Carrito, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas acrescentando que «se trata de um evento excepcional para a promoção das tradições regionais que irá cativar não só os verdadeiros apaixonados da boa mesa portuguesa, como os muitos turistas que nesta altura do ano aproveitam para conhecer Portugal».
O 1.º Festival das Confrarias Gastronómicas conta com a participação de mais de 40 Confrarias Gastronómicas e é uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Turismo de Lisboa, Turismo Lisboa e Vale do Tejo, Escola de Comércio de Lisboa e EGEAC-Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural da CML.

A Chancelaria da Confraria do Bucho Raiano convida todos os confrades a participar (devidamente trajados) no desfile que terá lugar no sábado, às 11.30 horas, entre os Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa e o Mercado da Ribeira.
jcl