Porque no próximo domingo é dia da Senhora da Graça no Sabugal, é esta a altura de falarmos da sua «capela»…
A Senhora da Graça foi sempre uma das festas mais importantes da cidade do Sabugal.

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»Ali se ia e vai duas vezes por ano, havendo a festa da Primavera, na chamada segunda-feira de pascoela, aliás feriado municipal, e a do Verão, no primeiro domingo de Setembro.
A ida em família à Senhora da Graça, a merenda nos pinhais e carvalhais em volta, são ainda hoje recordações boas que guardo da minha infância, onde não podiam faltar os rebuçados de açúcar (quem nunca os comeu, não sabe o que é bom…), ou a «santinha» de açúcar que o meu saudoso avô nunca se esquecia de me comprar e pendurar ao peito.
A Senhora da Graça era uma pequena ermida, onde mal cabiam cem pessoas, com uma imagem singela, mas de grande beleza (que dizem ser da Senhora do Castelo), objecto de grande veneração pelos habitantes do Sabugal.
Senhora da Graça - SabugalAs ameaças de que, com a construção da barragem, a Capela e a casa anexa ficariam submersas, levaram ao seu abandono e à construção de uma nova capela, maior e mais central face ao espaço, mas, permitam-me que o diga, da qual nunca gostei.
As antigas construções foram entretanto sofrendo os efeitos do tempo e do abandono e ameaçavam perder já o telhado a que se seguiria naturalmente o resto.
Soube agora que os actuais mordomos já meteram, felizmente, mãos à obra, e que a casa anexa já tem telhado novo (com uma comparticipação muito significativa da «Palegessos») e um novo soalho (oferta de «Ricardo & Ricardos»).
É agora urgente deitar mão à Capela, antes que a mesma desapareça!
Capela Senhora da Graça - SabugalFoi feita uma reprodução de uma fotografia da Senhora da Graça de 1936, da autoria daquele grande fotógrafo sabugalense que foi o, permitam-me que lhe chame assim, «Tó Cabeçudo», que anda a ser vendida para angariar o dinheiro necessário para o telhado, obra mais urgente.
Mas, no meu entender, deve ser a Capela toda que deve ser recuperada, e para isso todos devemos contribuir na medida das nossas posses…
E vou mais longe, aqui deixando a ideia de que, após a recuperação da capela, a Senhora da Graça ali seja de novo colocada, sendo, nos dias de festa, transportada em procissão para a capela nova.
Quem conhece a antiga e já ali rezou, sabe como até parecia que as preces chegavam mais rápido à Senhora…
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos
(Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal)
rmlmatos@gmail.com

Anúncios