O CERVAS devolveu à natureza, após recuperação, uma cegonha-branca (Ciconia ciconia) encontrada em Ruivós em Julho.

Fotos Tânia Leitão – Clique nas imagens para ampliar

Uma equipa do CERVAS-Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (Gouveia) esteve esta quinta-feira, 26 de Agosto, em Ruivós para devolver à natureza a cegonha branca (ciconia ciconia) júnior que foi encontrada muito debilitada dentro da povoação no dia 14 de Julho pelo Tiago Lages e pelo Daniel Moura (dois jovens de férias na aldeia). A recolha do animal foi feita por um vigilante da Reserva Nacional da Serra da Malcata que posteriormente a fez chegar ao CERVAS.
O processo de recuperação envolveu alimentação, de modo a assegurar um correcto desenvolvimento corporal e da plumagem de voo, o contacto com outros animais da mesma espécie de modo a que pudesse adquirir os comportamentos típicos da espécie, bem como treinos de voo de modo a poder fortalecer a sua musculatura.
Na sua devolução à Natureza estiveram presentes cerca de duas dezenas de pessoas, entre as quais Delfina Leal (vice-presidente da Câmara Municipal do Sabugal), Fernanda Cruz (Conselho de Administração da Sabugal+) e Manuel Vaz Leitão, presidente da Junta de Freguesia de Ruivós.
A ave, apadrinhada por um dos presentes, foi baptizada com o nome de «São Gabriel».
jcl

Anúncios