E assim estamos quase na nossa casa, havendo ainda tempo para falar de locais onde me delicio a comer, ao longo da A1 e, sobretudo, da A23.

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»Hoje saímos da A1 no Carregado, não para irmos ao Campera, mas para almoçarmos num dos bons restaurantes deste País, a KOTTADA.
Do Carregado pouco a dizer, todos conhecemos aquela terra e os fenómenos de urbanização forçada que sofreu nos finais do século passado. É no entanto uma zona empresarial de grande pujança, tirando partido da sua proximidade a Lisboa.
Conheci Fernando Garcia Arguelles (o sr. Fernando), proprietário e responsável pelo Restaurante quando tinha um restaurante em Vila Franca de Xira. A sua simpatia e eficiência, associadas à da sua esposa que lidera na cozinha, fizeram com que ganhássemos uma amizade sincera entre os dois.
A necessidade de se expandir, levou o Sr. Fernando a mudar-se para o Carregado. Para lá chegar, pergunte-se onde é o campo de futebol e o restaurante é no final da Av. da Associação Desportiva do Carregado.
A aposta vai para pratos típicos regionais, tendo como especialidades: Cabritinho de «Alenquer», Cochinilho do «Carregado», Pato das Lezírias, Paelha Mista, Bacalhau em massa folhada e Cozido Castelhano.
Os pratos balançam assim entre o que é tradicional na zona de Alenquer e o que o Sr. Fernando trouxe das suas terras de Espanha.
Para mim, sou fã do Cochinilho do «Carregado», leitão assado no forno tão bom que faz esquecer o da Bairrada, ou o Cozido Castelhano a fazer inveja ao nosso cozido à portuguesa.
Mas aconselho também a Trouxa de Codornizes com legumes, invenção do casal e verdadeira maravilha (a Zona de Alenquer é o maior produtor de codornizes de Portugal…).
As sobremesas são deliciosas, salientando as que levam chocolate quente.
A garrafeira, como não podia deixar de ser, é muito boa e a aposta deve ser em vinhos da região onde estamos.
Preço da refeição? Andaremos pelos vinte e cinco / trinta euros por pessoa.
Estou quase em casa mas ainda tempo para paragens obrigatórias no Concelho de Vila Franca de Xira.
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos
(Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal)
rmlmatos@gmail.com