Nestes tempos modernos em que grande parte das profissões são desempenhadas sem qualquer exercício físico e os tempos livres, essencialmente dos mais jovens, são passados a ver televisão ou sentados em frente ao computador; nuns tempos em que até já se pratica agricultura virtual nas «quintas» do facebook e outras, nada melhor do que praticar um desporto que está ao alcance de todos: as caminhadas.

Clique nas imagens para ampliar

Com a prática regular deste tipo de actividade, previnem-se algumas doenças. Estudos científicos atestam que a actividade física está intimamente ligada à diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, reduz relativamente a pressão arterial, reduz os níveis de gordura no sangue (controla o colesterol), a circulação nas veias e nas artérias do organismo, assim como diminui o stress emocional, reduz o peso, actua na prevenção da osteoporose melhora a auto-estima e propicia boas noites de sono, para além de se poder contactar com a natureza, com as suas cores e aromas variados.
Por isto tudo e também pelo convívio, a Associação Social, Cultural e Desportiva, com o apoio da Junta de Freguesia, promoveu uma caminhada, designada «Caminhada de Santo António», por ser dia 13 de Junho. Um percurso com cerca de 12 quilómetros que durou cerca de duas horas e meia, contou com a participação de cerca de 40 pessoas que, durante duas horas e meia, percorreram aproximadamente 12 quilómetros.
A Caminhada começou no Largo de Santa Catarina, seguiu o «Caminho de Aldeia», «Prados», «Corvos», «Sacaparte», «Tapada do Meio», em direcção ao «Portanave», terminando no campo de futebol, onde a equipa habitual assava as sardinhas e a carne para o almoço de convívio.
Foi mais uma iniciativa organizada na Rebolosa e que continuará noutras ocasiões, uma vez que o balanço desta actividade foi muito positivo.
Manuel Rei E. Barros
(Presidente da Junta de Freguesia da Rebolosa)

Anúncios