O Capeia Arraiana foi convidado – e aceitou reconhecido – para estar presente neste 1.º Encontro de Bloggers em Trancoso. Este artigo que está a ser editado, em directo, durante a nossa participação enquanto oradores é um resumo da história deste espaço de informação, debate de ideias e defesa das tradições da região raiana do Sabugal e das terras beirãs do distrito da Guarda.

Capeia Arraiana - Sabugal

Este espaço interactivo nasceu em Dezembro de 2006, do sonho de dois sabugalenses radicados em Lisboa. O amor às terras de origem, impeliu-nos na aventura de criar em ambiente multimédia, através da internet, um espaço de informação e de debate acerca do concelho do Sabugal e da sua região envolvente.

Movia-nos o gosto pelas nossas terras, pelo povo humilde o corajoso que as habita e espírito de serviço. Éramos independentes e livres, condições de partida essencial para o lançamento de um projecto desta natureza.

Idealizámos assim o Blogue Capeia Arraiana, em homenagem à maior e mais genuína tradição das terras raianas do concelho do Sabugal. Capeia Arraiana é uma tourada de raiz popular em que o toiro é desafiado numa praça improvisada com recurso a um enorme triângulo de madeira, a que pegam entre 20 a 30 rapazes.

Definimos uma estrutura para o espaço, estabelecemos categorias, adoptamos um Estatuto Editorial, procurámos colaborações e avançámos na aventura. Para que nada falhasse estabelecemos um objectivo: inserir todos os dias um novo post, para que o blogue ganhasse vida e cativasse o interesse dos leitores.

Concentração Porsche - Sabugal

Depressa se verificou que o espaço chamou a atenção de muita gente, sobretudo sabugalenses, nomeadamente os que estão radicados pelos quatro cantos do mundo. À carência de notícias e de assuntos para publicar, sucedeu-se a dificuldade de seleccionar o que tinha maior interesse, tal o manancial de noticias e de pedidos de publicação e de divulgação que nos chegavam.

Procurámos opinadores, fizemos entrevistas, elaborámos reportagens, anunciámos e cobrimos eventos. Tornámo-nos, sem falsas modéstias, num autêntico órgão de comunicação regional, bem aceite pelo público-alvo, atendendo às imensas reacções positivas que recebemos.

Pontos altos
Foram para nós momentos inolvidáveis a colaboração na organização e cobertura de alguns eventos levados ao concelho do Sabugal, como a concentração de Porches, a homenagem ao escritor Manuel António Pina ou a realização do primeiro Capítulo da Confraria do Bucho Raiano.

Também houve momentos de tensão, em que a gestão do espaço, face às pressões e às reacções perante o que foi publicado, se tornou um exercício delicado. O ponto alto dessa tensão aconteceu no decurso da última campanha eleitoral autárquica, em de Outubro de 2009. A disputa intensa entre as candidaturas levou-nos a ter de equilibrar a publicação de notícias, e a gerir cuidadosamente o espaço dos comentários, procurando estar sempre em cima dos acontecimentos e antecipando alguns dos cenários que se verificaram.

Eleições Autárquicas - Sabugal

O ponto mais alto viveu-se porém recentemente, em 3 de Junho de 2010, com o atingir da meta do primeiro milhão de leitores únicos, de acordo com a contagem do sitemeter. Para assinalarmos o momento realizámos uma iniciativa inédita na região em termos de comunicação: fomos à Assembleia da República, de parceria com a Local Visão Tv da Guarda, e entrevistámos os quatro deputados eleitos pelo distrito.

Espaço de opinião
Procurámos pessoas de diversos quadrantes, mais ou menos ligadas às nossas terras raianas, conseguindo reunir excelentes contributos. Destacamos o nosso amigo António Emídio, que está aqui presente connosco neste encontro de bloggers, que todas as terças-feiras publica um interessante e muito apreciado artigo de opinião. Igualmente salientamos a publicação sucessiva de opiniões como as do escritor e pensador Pinharanda Gomes, o historiador Adérito Tavares, os escritores Manuel Leal Freire e Jorge Martins, o advogado Joaquim Valente, o presidente da Assembleia Municipal do Sabugal Ramiro Matos e o vice-presidente da Câmara de Penamacor António Cabanas.
Podemos, e devemos, ainda destacar o Facebook onde estamos presentes desde 1 de Março de 2010 contabilizando neste 10 de Junho mais de 3300 amigos.

Parcerias
O projecto Capeia Arraiana não teria vingado sem as colaborações e as parcerias que foram estabelecidas. Nelas se destaca a colaboração permanente com a Casa do Castelo, da Natália Bispo, também aqui presente, que nos deu apoio, ajudando-nos a superar as dificuldades advindas da distância. O mesmo dizemos da Local Visão TV da Guarda, com a qual fizemos um debate entre candidatos autárquicos e as entrevistas aos deputados que já referimos. Também obtivemos preciosas colaborações como a da Rádio Caria.

O futuro do projecto
Somos independentes de todos os tipos de poder. Não estamos sujeitos a qualquer controlo limitador da nossa livre iniciativa, não dependemos até hoje de subsídios nem de favores. Seguimos o nosso caminho olhando em frente, procurando servir cada vez melhor o nosso objectivo de informar. Assim iremos continuar, de desafio em desafio, superando os obstáculos e contornado todas as dificuldades.

Trancoso – 10 de Junho
10.00 horas –Teve início o Encontro de Bloggers em Trancoso organizado pelos blogues «Olho de Turista» e «Aldeia da Minha Vida». A primeira intervenção está a cargo de Susana Falhas, responsável pelos blogues referidos e ainda por «Clube das Mulheres Beirãs» e «Aldeias Históricas de Portugal». Falou da sua experiência enquanto bloguista, daquilo que a tem motivado, dos amigos que entretanto formou, das causas em que se envolveu.
Faz hoje um ano que Susana Falhas lançou uma iniciativa chamada «Blogagem Colectiva», a que aderiram imensos bloggers, que editaram sucessivos posts acerca das «aldeias das suas vidas». Na opinião da oradora, foi uma experiência enriquecedora, que inclusive trouxe à internet muitas pessoas que estavam afastadas desse meio de comunicação.
16.00 horas – Apresentação do livro «Guia Turístico das Aldeias Históricas de Portugal», editado pela empresa Olho de Turista, dos dinâmicos empresários Susana Falhas e Serafim Faro. Os dois autores estiveram acompanhados na apresentação do livro, no Convento dos Frades Franciscanos, de Júlio Sarmento, presidente da Câmara Municipal de Trancoso.

10 de Junho de 2011
E por fim aqui deixamos a grande novidade.
O 2.º Encontro de Blogues na Beira vai ter lugar no dia 10 de Junho de 2011 na Aldeia Histórica de Sortelha organizado pela «Olho de Turista» em parceria com os blogues «Aldeia da Minha Vida» e «Capeia Arraiana».

(Clique nas imagens para ampliar)

Administração do Capeia Arraiana
José Carlos Lages
e Paulo Leitão Batista

Anúncios