A judoca Carla Vaz, do Sporting Clube do Sabugal, venceu todos os confrontos no Open de Judo disputado no Velódromo da Anadia, no dia 29 de Maio, arrecadando a medalha de ouro e garantindo desde já um lugar no topo do ranking nacional para 2010. No dia 5 de Junho os judocas raianos mais novos deslocaram-se a Salamanca para participar no Torneio Internacional de Santa Marta de Tormes.

Clique nas imagens para ampliar

A Associação de Judo do Distrito de Coimbra, organizou, o Open previsto no seu calendário, no passado dia 29 de Maio, para o escalão de Seniores. A prova teve lugar no Velódromo de Sangalhos, Anadia, complexo de alto rendimento recentemente concluído, que proporcionou uma tarde de Judo ao mais alto nível.
Carla Vaz do Sporting Clube do Sabugal, participou na categoria de -57kg, com objectivo de colocar em prática o trabalho realizado em treino, pois o seu apuramento para o campeonato nacional já estava garantido com os pontos amealhados em Barcelos no mês passado. A atleta Raiana, sem compromissos conseguiu vencer todos os seus confrontos, arrecadando a medalha de ouro, garantindo desde já um lugar cimeiro no Ranking Nacional para 2010.
A prestação da Judoca foi de excelência, pois conseguiu em algumas situações recuperar de algumas desvantagens, mostrando já a maturidade competitiva adquirida.
A época competitiva para o escalão Sénior Nacional ainda não está acabada, pois apenas termina em Novembro com a prova Rainha (Campeonato Nacional), havendo até lá mais alguns Torneios para que os atletas que ainda não alcançaram o apuramento, consigam para além de entrar no Ranking Nacional, estar entre os 26 melhores Nacionais, para participar na prova final.

Jovens judocas sabugalenses em Salamanca
Após alguns anos sem participar no habitual Torneio Internacional de Santa Marta de Tormes – Salamanca, o Sporting Clube do Sabugal deslocou-se com cinco pequenos judocas entre 10 e 12 anos, á vizinha Espanha, no passado dia 5 de Junho, para permitir a estes atletas, para além de poderem competir com judocas de outros países, ganharem experiencia competitiva.
Estiveram presentes ainda de Portugal o Clube de Judo do Porto que também foi bem sucedido em algumas categorias de peso.
Embora a prova se realiza-se da parte da tarde, a saída foi pela manha para que os competidores pudessem desfrutar do passeio e convívio.
Os judocas mais jovens, Eduardo Castilho, Roberto Pereira (10 anos) e Mariana Vaz (11 anos) apesar de um bom desempenho nos combates, não conseguiram obter lugares de destaque. Foi nos judocas mais velhos, a entrar em idades pré-competitivas que Pedro Carreira e Emanuel Martins obtiveram a segunda e terceira posição respectivamente, nas suas categorias de pesos.
Esta é a terceira competição que estes jovens dos escalões de formação do Sporting Clube do sabugal realizam este ano, indo realizar até final da época pelo menos mais dois torneios, que estes judocas não irão certamente desperdiçar, tanto pelo aspecto desportivo como pelo aspecto social que cada um destes encontros promove nas crianças que praticam judo, pois a autoconfiança adquirida nas provas permitirá uma melhor evolução nas suas aprendizagens tanto desportivas como escolar.
djmc

Anúncios