No domingo, dia 6 de Junho, o Jarmelo voltará a ser palco de mais uma edição da sua Feira, que mais uma vez procurará promover o mundo rural de toda aquela região. Também integrado na 27.ª edição da Feira do Jarmelo, irá decorrer este ano, o 2.º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista.

27.ª Feira do Jarmelo - Guarda

No dia 1 de Junho passaram 500 anos sobre a atribuição de Foral à Vila do Jarmelo, em Santarém, por D. Manuel I, com o objectivo de ser assinalada esta importante data para o Jarmelo, o Museu da Guarda e a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo promovem, em conjunto, a edição fac-similada do «Foral Manuelino de Jarmelo», documento integrante do importante legado do Museu da Guarda.
O livro editado apresenta textos da Prof.ª Dr.ª Maria Helena da Cruz Coelho, catedrática em História Medieval da Universidade de Coimbra, e da Prof.ª Dr.ª Maria do Rosário Barbosa Morujão, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ambas do Instituto de Paleografia e Diplomática.
Estamos assim perante uma edição de elevada qualidade, que se propõe que venha a ser um importante testemunho da grande importância histórica da Vila do Jarmelo.
A apresentação pública da edição fac-similada teve lugar no dia 3 de Junho, às 15.00 horas, no auditório da sede da Freguesia do Jarmelo – São Pedro.
Dando cumprimento às Acções do Plano Integrado de Animação Local, e procurando promover o encontro, diálogo e aproximação entre os sectores de actividade, com o intuito de desenvolver o território, bem como o intercâmbio de saberes e complementaridade entre as competências, a Câmara Municipal da Guarda, as duas Freguesias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro), a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, a Acriguarda – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda e a Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro – Norte, abraçaram novamente este ano e em conjunto, a organização da «Mostra das Actividades Económicas – Concurso Pecuário do Jarmelo / 27.ª Feira do Jarmelo», prevista no PACA – Plano de Aquisição de Competências e Animação, Medida 3.5 do PRODER – Sub Programa 3.
No dia 6 de Junho, o Jarmelo voltará a ser palco de mais uma edição da sua Feira, que mais uma vez procurará promover o mundo rural de toda aquela região. Também integrado na 27.ª edição da Feira do Jarmelo, irá decorrer este ano, o 2.º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista.
O programa será idêntico ao dos anos anteriores, procurando-se promover as tradições do mundo rural, as suas actividades económicas, o conhecimento científico, a cultura e a animação local. Pela manhã (8.00 horas) será feita a recepção dos animais a concurso. Um pouco mais tarde será aberta a mostra de artesanato da região. Durante a manhã, proceder-se-á à classificação dos animais apresentados a concurso. Pelas 11.30 horas, terá lugar, no auditório da sede da Junta de Freguesia do Jarmelo (São Pedro) um colóquio subordinado ao tema «O Mundo Rural, suporte da vida e reserva ambiental insubstituível», contando com a presença do Professor António Queirós da Liga do Amigos de Conímbriga.
Ainda antes da hora de almoço será feita a entrega de prémios aos criadores dos animais a concurso. Este ano todos os prémios das várias categorias a concurso serão, mais uma vez, oferecidos pela Câmara Municipal da Guarda. Finalizada a entrega dos prémios, será realizada uma «Degustação de Vitela Jarmelista», dando assim a conhecer a todos os presentes o produto genuíno que é a carne da vitela Jarmelista.
Para animar o recinto da Feira actuarão «As Papalvas» do Grupo de Teatro Aquilo. Na parte da tarde, vindos da aldeia dos Trinta, actuará o grupo de cavaquinhos «Selectos em Dó Menor». Para terminar terá lugar a já tradicional Garraiada onde todos os presentes poderão participar.
Durante todo o dia, estarão ainda disponíveis os mais diversos entretenimentos para todas as idades, desde os já populares insufláveis, à parede de escalada, passando pelo slide, face painting, etc…
A Casa Museu estará aberta todo o dia, o que possibilitará aos seus visitantes, um melhor conhecimento do património e das tradições de toda a região do Jarmelo.
Mais uma vez a organização espera a presença de muito e diferenciado público, que ano após anos é convidado a visitar o mítico lugar do Jarmelo, proporcionando àquele outeiro cheio de Lendas e Histórias por descobrir, uma nova vida.
São assim todos convidados a visitar o Jarmelo para passarem momentos diferentes em pleno ambiente rural.
jcl (com Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo)