A 80ª Feira do Livro do Porto, que abriu ontem, 1 de Junho, e decorrerá até ao dia 20 de Junho na Av. dos Aliados, irá homenagear Manuel António Pina, escritor e jornalista natural do Sabugal.

Homenagem a Manuel António Pina (Foto by Kim Tomé - www.tutatux.com)A organização do evento considera Manuel António Pina um dos autores fundamentais da literatura portuguesa contemporânea, tendo escrito e editado cerca de quatro dezenas de livros, que se dividem pela poesia, ficção, crónica e literatura infanto-juvenil, e ainda várias peças de teatro.
Obras suas foram levadas ao cinema, televisão e banda desenhada, e outras musicadas e editadas em disco. A sua poesia tem sido também traduzida e publicada em vários países. Mantém uma crónica diária no Jornal de Notícias, uma das mais lidas e citadas. Um novo livro com uma selecção destas crónicas será publicado ainda este ano, tal como nova reunião da sua poesia, acrescentada de inéditos.
O ponto alto desta homenagem terá lugar no dia 5 Junho, às 17h30, na sessão «Manuel António Pina em destaque», em que participarão, para além do escritor, Álvaro Magalhães, que falará da obra para a infância e juventude, Luís Miguel Queirós, que abordará a poesia, e Sousa Dias, organizador da citada antologia de crónicas no prelo, que se irá debruçar sobre Manuel António Pina cronista. No dia seguinte terá lugar um concerto pelo Bando dos Gambozinos, que por várias vezes interpretou poemas do escritor homenageado.
plb

Anúncios