Por ocasião da primeira tourada com forcão em Lisboa realizou-se um cortejo desde a sede da Casa do Concelho do Sabugal até à Praça do Campo Pequeno, no qual participaram os elementos dos corpos sociais, os rapazes do forcão e os Bombeiros Voluntários do Sabugal, a favor dos quais se realizou o evento.

Clique nas imagens para ampliar

As três fotografias que agora editamos mostram o que foi o desfile que os sabugalenses fizeram em Lisboa no dia 4 de Junho de 1978.
Findo o almoço de confraternização na sede da Casa, o pessoal juntou-se na Praça do Areeiro e, formando duas colunas, seguiu pela Avenida João XXI até ao Campo Pequeno. A dar alguma solenidade ao acto seguiam as dezenas de elementos do corpo activo dos Bombeiros do Sabugal, que vieram até Lisboa para participarem na iniciativa.
O cortejo seguiu com muita alegria, mostrando a iniciativa e a dinâmica da gente da raia. Incorporada no desfile, seguindo entre as duas colunas, ia uma ambulância dos Bombeiros, de marca Peugeot 504, vinda de França, ostentando ainda a matrícula daquela nacionalidade, conforme se pode ver numa das fotografias.
Seria interessante voltar a realizar, por ocasião da Capeia Arraiana de Lisboa, um desfile similar ao que teve lugar há 32 anos. Haveria que trazer do concelho até Lisboa algumas associações culturais e recreativas, como a Banda da Bendada, grupos etnográficos, tamborileiros e até alguns cavaleiros, dando-se assim um novo esplendor à tradicional Capeia de Lisboa.
plb