Tal com havia sido, previamente anunciado, realizou-se nos Fóios, no domingo, dia 16 de Maio, um encontro de cavaleiros. Por volta das 9 horas avistaram-se no Largo da Piscina os primeiros participantes, e durante a meia hora seguinte as roullotes a as carrinhas não paravam de chegar.

José Manuel Campos - Nascente do CôaPassado algum tempo a organização convidou todos os cavaleiros e acompanhantes para o mata-bicho para, logo de seguida, se dar a ordem da partida. Os cavaleiros passaram pelo Largo da Praça, fizeram cerca de um quilómetro, até que entraram num caminho de terra batida para fazerem um percurso de aproximadamente sete quilómetros. Às 12 horas e trinta minutos reentraram no largo da praça. Aqui, ao som da música espanhola, foi servido aos cavaleiros um porto de honra oferecido pela Junta de Freguesia de Foios. Já muito próximo das 13 horas cavaleiros e acompanhantes, à volta de setenta pessoas, deslocaram-se para o pavilhão cultural onde lhes foi servido o merecido almoço, sob a responsabilidade da São.
Depois do café, a maioria dos cavaleiros recordaram passeios de outros tempos, discutiram o de hoje, e marcaram o próximo para o mês de Julho, na freguesia da Malhada Sorda. A maioria dos participantes estavam muito animados com a prestação da organização e diziam que poderiam ter ultrapassado a centena se não tivesse havido outro encontro em Vila Boa e a festa de Santo Isidro em Valverde del Fresno.
Confesso que nunca tinha acompanhado de tão perto os amantes desta modalidade. Gostei de tudo mas gostei particularmente da união existente no grupo. Fiquei convencido de que os cavaleiros são, na verdade, uma família.
Parabéns aos organizadores – Zé Tó Galhano e Armando Paulos – participantes e acompanhantes. Continuem porque estes convívios transformam-se numa verdadeira festa na aldeia onde acontecem.
O movimento humano fez-me lembrar o mês de Agosto e as capeias. Isto também é progresso e desenvolvimento.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia de Foios)
jmncampos@gmail.com