José Diamantino dos Santos, fundador e director do Externato Secundário do Sabugal, foi homenageado postumamente, por ocasião do quarto encontro de antigos alunos e professores do colégio.

Vindos de vários pontos do país e até do estrangeiro, os antigos alunos, professores e funcionários do Colégio do Sabugal, reuniram-se no sábado, dia 1 de Maio, para o habitual encontro, o primeiro após a morte do seu fundador.
A recepção aconteceu às 17 horas, nas instalações do antigo colégio, onde os participantes se juntaram na sala onde existia o ginásio. Lurdes Bogas deu as boas-vindas, em nome da comissão instaladora, que integrava ainda José Alberto Monteiro, António Lucas e Fátima Dias. Usou depois da palavra Deolinda Diamantino, viúva do fundador do colégio e também antiga anula e professora do estabelecimento de ensino que durante 38 anos contribuiu para a formação de gerações sucessivas de jovens.
O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, fez as honras da casa, na medida em que o edifício é agora propriedade da autarquia, fazendo uma curta intervenção oral e descerrando a placa alusiva ao «Centro Dr José Diamantino dos Santos», que alberga a Biblioteca Municipal, em homenagem ao fundador, proprietário, director e professor do antigo colégio do Sabugal.
A comitiva dirigiu-se depois à Igreja da Misericórdia, onde foi celebrada uma missa pela alma do Dr Diamantino (também ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal) e demais alunos e professores já falecidos. O celebrante do acto religioso foi o Padre António Souta, também ele um antigo professor do colégio.
O jantar de convívio foi servido do Restaurante D. Dinis, no RaiHotel. Para além do jantar propriamente dito, houve animação musical, baile e uma sucessão de pequenas surpresas.
É de assinalar a presença no jantar dos presidente do vice-presidente da Câmara Municipal Penamacor, Domingos Torrão e António Cabanas, que não foram estudantes do colégio, mas reconheceram o importante papel desempenhado por essa instituição no desenvolvimento da educação da região, incluindo em algumas terras do concelho de Penamacor, cujos naturais estudaram no Sabugal.
No final foi nomeada a comissão que organizará o próximo encontro: Manuel Nabais Ana Maria Coutinho, Manuel Azevedo, e Fátima Freire.
plb