Mais uma vez viveu-se no Carvalhal o mais puro espírito arraiano… Dia 18 de Abril de 2010, pessoas de diferentes sítios juntaram-se na improvisada, mas segura, «Praça do Carvalhal».

Clique nas imagens para ampliar

A preparação, como é costume começou cerca de uma semana antes, havia tanto a fazer para que tudo fosse perfeito… Foi preciso transformar-se lama em solo resistente e um monte de andaimes e toldos num bar aconchegador. Sem medo de trabalhar, a organização, pertencente à Associação «Labirintos e Caminhos», entre a escolha dos «valentes» touros, andaimes, reboques, tractores e muita lama, conseguiu fazer com que este ano também, a garraiada fosse um sucesso! Durante o trabalho de montagem, não faltaram gargalhadas e muito menos comida e bebida.
Chegado o grande dia, apesar de felizes, todos tínhamos no rosto aquele olhar «só espero que não chova», e choveu mas apenas o suficiente para que não houvesse pó… Por volta das 16 horas começou a tão esperada garraiada com seis touros, animando a «praça» ao longo de quase três horas de festa brava com direito a forcão (emprestado pelos nossos vizinhos de Vale das Éguas). Durante as cambalhotas e marradas habituais servia-se bebida sempre fresca no bar para refrescar quem toureava ou deixar «quente» quem queria tourear…
Correu tudo como previsto, até a famosa WC móvel foi posta lá perto a preceito, mais uma vez a Associação agradece a participação e sobretudo o apoio e respeito que recebemos a cada passo que damos. Sem a união de todos nada disto tinha sido possível, o nosso muito obrigado!
Por fim, foi preciso desmontar e limpar tudo para que nada falhe para a grande festa do São Marcos já no próximo fim de semana… E mais uma vez… Olé!!!
Idalina Lopes