Decorreu sábado, dia 17, no Sabugal, o Dia Diocesano da Juventude da Diocese da Guarda, no qual teve destaque o Festival Diocesano Jovem da Canção de Mensagem.

Clique nas imagens para ampliar

Cerca de meio milhar de jovens deslocaram-se à bela cidade do Sabugal, num dia que prometia chuva, para se juntarem a outros jovens e passarem uma jornada de fé e convívio. Este dia foi possível graças à colaboração incansável de diversas instituições do Sabugal, como a Câmara Municipal, Junta de Freguesia, a paróquia, Agrupamentos 727 do Sabugal e 732 do Soito, Associação de Pais do Sabugal (APEES), «Preso por um fio», IPJ e ainda uma série de Media Partners, Jornal «A Guarda», Jornal «Amigo da Verdade», Jornal «Cinco Quinas» e «Capeia Arraiana».
O dia teve início às nove e meia da manhã em quatro pontos distintos do Sabugal, onde acompanhados por diversas colectividades do concelho do Sabugal, nomeadamente, Banda Filarmónica da Bendada, Fanfarra dos Escuteiros do Soito e Coiros de Cabra de Badamalos, percorreram as ruas da cidade até ao Largo da Fonte onde foram dadas as boas-vindas a todos os participantes e onde alguns grupos puderam fazer uma apresentação para os jovens.
O ponto alto do dia teve lugar ao meio-dia, com o início da Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo D. Manuel Felício, na igreja paroquial do Sabugal.
Após a eucaristia, foi a hora de almoço, onde muitos jovens se concentraram na central de camionagem do Sabugal, almoçando em contínuo convívio e abrigados da chuva que se fazia sentir àquela hora na cidade.
Na parte da tarde, a actividade prevista foi o Festival Diocesano Jovem da Canção Religiosa que teve lugar no salão da junta de freguesia, e que acolheu centenas de pessoas com vontade de ver e ouvir os grupos que se apresentavam a concurso, oriundos de todos os cantos da diocese.
Após a apresentação das músicas a concurso, houve um concerto com a banda JM, de Avanca, vencedores do «Teu palco» da edição de 2009 do Festival Jota.
Depois de muita animação e todo o público ter aplaudido a banda convidada, foi a hora de entregar os prémios do festival. Muitas foram as vozes (júri, organização e apoios) que passaram pelo palco, manifestando a qualidade das canções a concurso e deixando sempre o conselho, que o importante é participar e partilhar o que cada um faz, em detrimento do prémio que se ganha.
Assim, depois da votação do júri, em 1.º lugar ficou a canção «Firmes no Amor», do grupo Trovadores de Deus, oriundos de Celorico da Beira, os quais também receberam o prémio de melhor música; em 2.º lugar ficou a canção «Hino à Fé» de Fernão Joanes, que também arrecadou o prémio de melhor interpretação; em 3.º lugar ficou o grupo «+ Jovem» de Santa Marinha, o qual recebeu igualmente o prémio de melhor letra. Foram ainda destacados com o prémio Público os jovens de Folhadosa com o tema «E a Ti seguir»; com o prémio Atitude o grupo «Nova Esperança», da Covilhã.
A salientar que o vencedor do festival irá representar a diocese no Festival Nacional Jovem da Canção Religiosa que decorrerá dia 5 de Dezembro de 2010 em Fátima.
O dia de festa terminou com a subida ao palco do grupo Trovadores de Deus, de Celorico da Beira, para cantar a música que venceu a presente edição.
No final a organização do DPJG manifestou a sua alegria pelo balanço positivo da actividade. Agora estão empenhados no «Fátima Jovem», no Festival Jota 2010 e começam a divulgar as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que vão ocorrer em Madrid em Agosto de 2011.
Tânia Marques (DPJG)

Anúncios