REDE DE SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS SOCIAISA publicação este mês do Relatório de 2008 caracterizador da rede de Serviços e Equipamentos Sociais permite analisar um conjunto de informação essencial para a caracterização da oferta social existente.

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»Porque a Carta Social de 2008 está construída numa base regional distrital, a análise será feita sempre referida ao Distrito da Guarda. Por outro lado, deve salientar-se que se trata de dados referentes à oferta privada existente, seja ela iniciativa de entidades lucrativas, seja de entidades não lucrativas.
Concluo hoje esta breve análise com os dados referentes aos idosos, cuja distribuição por Município e por valência se apresenta no Quadro seguinte.

Quadro 1

Da análise deste quadro ressalta de imediato uma muito significativa oferta de serviços e equipamentos para apoio aos idosos.
Uma análise mais centrada no Concelho do Sabugal, permite retirara os seguintes dados principais:
Centros de Dia – Existem Centros de Dia em Aldeia da Ponte, Aldeia de Santo António, Aldeia Velha, Alfaiates, Baraçal, Bendada, Bismula, Casteleiro, Cerdeira, Fóios, Malcata, Nave, Pousafoles do Bispo, Quadrazais, Rebolosa, Sabugal, Santo Estêvão, Sortelha, Souto, Vale de Espinho, Vila Boa, Vila do Touro e Vilar Maior.
A capacidade máxima destes Centros de Dia é de 404 utentes, estando somente ocupados 170.
Centros de Noite – Existem somente dois Centros de Noite, um na Nave e outro na Rapoula do Côa, com um capacidade máxima de 25 utentes, estando ocupados 24.
Lares – Existem Lares em Aldeia da Ponte, Aldeia de Santo António, Aldeia do Bispo, Aldeia Velha, Alfaiates, Bendada, Bismula, Casteleiro, Fóios, Lageosa Malcata, Pousafoles do Bispo, Quadrazais, Rebolosa, Sabugal, Santo Estêvão, Souto, Vale de Espinho e Vila do Touro.
A capacidade máxima dos Lares existentes é de 765, capacidade que está ultrapassada pois são declarados 777 utentes.
Serviço de Apoio Domiciliário – Existem Centros de Dia em Aldeia de Santo António, Alfaiates, Baraçal, Bendada, Bismula, Casteleiro, Cerdeira, Fóios, Lageosa, Malcata, Nave, Pousafoles do Bispo, Quadrazais, Rapoula do Côa, Rebolosa, Sabugal, Santo Estêvão, Sortelha, Souto, Vale de Espinho, Vila Boa, Vila do Touro e Vilar Maior.
A capacidade máxima de atendimento é de 495, sendo apiados apenas 258 idosos em domicílio.

Da análise deste quadro, ressaltam as seguintes conclusões principais:
1. A oferta em Serviços e Equipamentos Sociais centrados no apoio aos idosos é claramente favorável, à excepção da valência Centros de Noite, considerando-se que, face à realidade do Concelho, se deveria apostar mais neste tipo de oferta.
2. A mesma encontra-se um pouco dispersa por todo o Concelho e tem uma ocupação praticamente a 100% no que diz respeito aos Centros de Noite e ultrapassando a capacidade no que diz respeito aos Lares.
3. Significativamente é nas valência Centros de Dia e Apoio ao Domicílio que a oferta é excessiva.
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

rmlmatos@gmail.com