O restaurante Adega Típica Quarta-feira, em Évora, recebeu a Confraria do Bucho Raiano para um almoço onde o Bucho rivalizou com ementas típicas do Alentejo.

Almoço Confraria Bucho Raiano - ÉvoraZé Dias, natural do Sabugal, é o proprietário do Sabugal, que recebeu alguns confrades, outros sabugalenses e alguns convidados especiais, dentre os quais se contava o presidente do Tribunal da Relação de Évora, o Juiz Desembargador Manuel Cipriano Nabais, e o jornalista desportivo Gabriel Alves.
O encontro excedeu todas as expectativas, graças à amabilidade e ao profissionalismo do Zé Dias. Começou com uma sessão de entradas simplesmente genial, desde queijo quente com ervas, ovos com espargos, presunto pata negra, pimentinhos á alentejana, tartulho recheado, e bucho, claro está. Foram servidos pratos originários do Alentejo, que são especialidades da casa: migas com entrecosto e com lombo de porco Foi servido vinho tinto da produção do enólogo Paulo Laureano, que também, esteve presente e brindou os convivas com uma apresentação das qualidades desse vinho alentejano.
De sobremesa houve doces variados e, a rematar bebeu-se vinho generoso e aguardente Mouchão.
Pela Confraria discursou o Vedor Mor, António Morgado Carvalho, que agradeceu o bem-receber o conterrâneo Zé Dias e enaltecer o valor deste evento, pelo qual se divulgou no Alentejo o valor gastronómico do bucho, que em nada ficou atrás aos típicos e famosos pratos originários do Alentejo.
No final, o Zé Dias, num acto fantástico, entregou a todos os casais, um saco devidamente gravado com as brochuras do 1º Almoço em Évora, símbolo da Confraria, e data do evento, contendo cada um pão alentejano, queijo e outros artigos, tudo graciosamente oferecido pelo proprietário.
Após o almoço o Juiz Desembargador Manuel Cipriano Nabais, grande quadrazenho e Presidente do Tribunal da Relação de Évora, fez questão de levar todo o grupo, cerca de 25 pessoas, numa visita guiada, primeiro pelas ruas da cidade e depois ao próprio palácio do Tribunal da Relação de Évora, proporcionando uma visita a todo o seu interior. Foi de uma amabilidade excepcional, e ofereceu aos presentes vários livros históricos do tribunal.
Horácio Pereira

Anúncios