O 5.º Encontro de Grupos de Encomendação das Almas está marcada para as 21.30 horas do dia 27 de Março na freguesia da Castanheira, concelho da Guarda.

Encomendação das Almas - Castanheira - GuardaA Encomendação das Almas é uma manifestação popular de carácter religioso em que um grupo de pessoas sai na altura da Quaresma, durante a noite, rezando e cantando pelas almas dos mortos.
O seu principal objectivo é justamente rezar pelas almas do purgatório, pedir intercessão pelas almas dos que já morreram e assim reciprocamente, que as almas intercedam pelos que fizeram as orações.
Esta tradição religiosa ainda persiste em diversas freguesias do concelho da Guarda, juntando grupos de homens e mulheres que, vestidos de negro, saem pela calada da noite, teimando em fazer sobreviver um ritual cuja origem, como na maioria das tradições, se perde no tempo e corre, como tantas outras, o risco de se perder.
A sua continuidade está a ser apoiada pela Câmara Municipal da Guarda que organizará no dia 27 de Março, na Castanheira, às 21.30 horas, o 5.º Encontro de Encomendação das Almas.
A iniciativa contará com a participação de sete colectividades: Grupo de Cantares «A Mensagem», Grupo de Cantares «Camponeses de Aldeia do Bispo», Grupo de Cantares «Ontem, Hoje e Amanhã», Grupo de Encomendação das Almas da Faia, Grupo de Encomendação das Almas da Castanheira, Grupo de Encomendação das Almas do Marmeleiro, Grupo «Vozes da Quinta» da Quinta de Gonçalo Martins e um total de cerca de 180 pessoas envolvidas.
A culminar haverá no final a actuação do Grupo convidado «Cantares de Almeirim e Padre Ricardo Mónica» na Igreja Paroquial da Castanheira.
Este ano, para além do Encontro de Encomendação das Almas será apresentado, às 18 horas, o catálogo «Encomendação das Almas no Concelho da Guarda – A singularidade de uma tradição secular».
Programa – 18.00 horas, apresentação do catálogo «Encomendação das Almas no Concelho da Guarda – A singularidade de uma tradição secular» (Centro de Dia da Castanheira); 21.30, encomendação das almas pelos grupos do concelho da Guarda (Largo do Calvário); e 23.00, actuação do grupo «Cantares de Almeirim e Padre Ricardo Mónica» (Igreja Paroquial da Castanheira).
Paulo Saraiva (com AJAC)