O envido é um jogo de cartas que, tanto quanto sei, no nosso concelho, apenas se joga em Foios e em Malcata.

José Manuel Campos - Nascente do CôaDiz-se, nos Foios, que o envido foi importado da América do Sul, mais concretamente da Argentina, para onde emigraram alguns fojeiros nas décadas de quarenta e cinquenta. Foram alguns desses fojeiros que mais tarde lançaram o jogo do envido nas tabernas da terra, tendo pegado, até aos dias de hoje.
Quanto ao facto de também se jogar em Malcata foi-me dito, há pouco tempo, por um malcatenho, que o já falecido cabo Emílio Paulos, da extinta guarda fiscal, tendo estado largos anos a prestar serviços em Foios, acabou por ir mais tarde para Malcata e introduziu o envido nesta localidade.
Visto que os fojeiros sempre mantivemos um extraordinário relacionamento com os malcatenhos pretendemos reencontrar-nos para, em conjunto, podermos programar algumas actividades.
Baralho Cartas EnvidoQue saudades dos jogos de futebol e, principalmente, da terceira parte. Os cabritos e os queijos do Ti Joaquim Ruvino, de Malcata, e do Ti Chico da Clara, de Foios marcaram-nos a todos. Por fim surgiam as guitarras e todos cantávamos. Éramos todos artistas.
Para que nos possamos reencontrar, tal com já dissemos, os Presidentes de Junta e os Presidentes das respectivas Associações Culturais e Desportivas, combinámos uns joguinhos de envido quer em Malcata quer em Foios. Dentro de poucos dias combinaremos as datas e, provavelmente, nas férias da Páscoa três ou quatro equipas dos Foios, deslocar-se-ão a Malcata e, nesse mesmo dia, ficará acordada a visita dos malcatenhos aos Foios. Naturalmente que haverá também as terceiras partes. Recordar é viver.
O envido joga-se com cartas espanholas.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia dos Foios)

jmncampos@gmail.com