O Dia Diocesano da Juventude vai decorrer este ano no dia 17 de Abril na cidade do Sabugal.

DPJGTerá início pelas 9 horas e 30 minutos em quatro pontos da cidade. Os jovens provenientes das quatro zonas pastorais da Diocese, acolhidos nos quatro locais de acolhimento, caminharão depois para o centro desta localidade, concentrando-se no «Largo da Fonte». Aí decorrerá a «Apresentação de Grupos». Os diferentes grupos de jovens são convidados a apresentar-se aos outros jovens presentes. Em palco e com a duração máxima de 10 minutos, cada grupo inscrito pode dar-se a conhecer através de uma canção, encenação, teatro, poesia, ou projecção multimédia, tendo presente o tema da proposta pastoral do DPJG deste ano: «Segue-me.»
Na ocasião, os jovens poderão também deixar a sua marca nesta cidade raiana através da pintura de um mural.
A Eucaristia, ponto alto desta celebração diocesana e juvenil, será presidida pelo Senhor Bispo, D. Manuel Felício, no anfiteatro do Castelo das «cinco quinas», pelas 12 horas. Se o tempo não o permitir, será celebrada na Igreja Paroquial.
A tarde será preenchida com o Festival Diocesano da Canção Juvenil de Mensagem 2010 que decorrerá no salão da Junta de Freguesia com início às 15 horas. Este Festival apurará o representante da Diocese da Guarda ao Festival Nacional com o mesmo nome. As canções, a enviar até dia 27 de Março, devem estar enquadradas no tema proposto pelo papa Bento XVI para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) de 2011, a realizar em Madrid: «Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé» (Col 2,7). A segunda parte do Festival Diocesano contará com a presença do grupo de música de inspiração católica, a banda «JM»(Jovens em Movimento), naturais de Avanca (Aveiro), banda revelação da terceira edição do Festival JOTA, que venceu também o Festival Nacional da Canção de Mensagem, em 2006.

Mais informações sobre a Jornada Diocesana da Juventude. Aqui.
jcl (com Pe. Jorge Castela)

Anúncios