Está marcado para esta sexta-feira, 12 de Março, no Palácio da Independência, em Lisboa, o lançamento do 5.º número da revista «Nova Águia» com a presença, entre outros, do filósofo e pensador sabugalense Jesué Pinharanda Gomes.

Nova Águia - Pinharanda GomesA apresentação do 5.º número da Revista Nova Águia, dedicado aos «100 Anos d’A Águia e a Situação Cultural de Hoje» está marcada para o Palácio da Independência em Lisboa, com a presença de Pinharanda Gomes, António Braz Teixeira e Manuel Ferreira Patrício.
A revista «Águia» foi uma das mais importantes publicações do início do século XX em Portugal, em que colaboraram algumas das mais relevantes figuras da cultura portuguesa, como Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, Leonardo Coimbra, António Carneiro, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.
A «Nova Águia» pretende ser uma homenagem a essa tão importante revista da nossa História, procurando recriar o seu «espírito», adaptado aos nossos tempos, ao século XXI, como se pode ler no seu Manifesto. Inspirando-se na visão de Portugal e do Mundo de Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, a Nova Águia assume-se como um órgão plural.
jcl (com Poetícia e Zéfiro)