A XVIII Feira do Queijo Serra da Estrela, Mel e Enchidos de Oliveira do Hospital organizada pelo município local decorre entre os 7 e 20 de Março e inclui entre outras actividades o XXI Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela.

XVIII Feira do Queijo Serra da Estrela Mel Enchidos - Oliveira do HospitalA Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está apostada em ajudar a promover como marca de excelência o Queijo Serra da Estrela – um dos melhores do país e do mundo – e organiza até 20 de Março a XVIII Feira do Queijo Serra da Estrela, Mel e Enchidos.
O pontapé de saída é dado este sábado, 6 de Março, com a realização do jantar promocional do certame na Pousada do Convento do Desagravo em Vila Pouca da Beira.
Entre 7 e 15 de Março decorre a Semana da Gastronomia Regional com a participação de 13 restaurantes locais. As ementas oferecem arroz de suã, caldeirada de borrego, borrego assado, torresmos à moda da Beira e enchidos com grelos e morcela da Beira. À sobremesa reina o Queijo Serra da Estrela acompanhado por tijelada, requeijão com doce de abóbora, mel e cavaleiros.
No mercado municipal os visitantes poderão provar e adquirir mel, enchidos, vinho do Dão, artesanato, coleccionismo e velharias ao som de música tradicional.
O programa do dia 20 inclui o XXI Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela com provas de iguarias e a tradicional mostra de ovinos da raça Serra da Estrela. A cerimónia solene que antecede o banquete terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira com a entrega de prémios do concurso de fotografia e a entronização de novos confrades.
A autarquia celebrou, recentemente, um protocolo que envolve 18 municípios, e sete associações de desenvolvimento local – entidades gestoras do Proder como a Adiber, a Adruse, a Turismo Centro de Portugal e Turismo Serra da Estrela – e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) para a valorização do DOP Serra da Estrela. O objectivo é criar condições para melhorar a comercialização dos produtos Serra da Estrela (queijo, requeijão, borrego e manteiga de ovelha) como produtos de excelência associados à DOP Serra da Estrela e a Oliveira do Hospital.

Recorde-se que a Confraria do Queijo Serra da Estrela é uma das duas madrinhas da entronização da Confraria do Bucho Raiano.
jcl

Anúncios