Está agendado para o dia 11 de Março um encontro entre autarcas portugueses e espanhóis, para análise e discussão de diversos assuntos de interesse comum, onde se realça a criação de medidas conjuntas que visam potenciar o turismo transfronteiriço.

O anfitrião será o presidente da Junta de Foios, José Manuel Campos, que receberá no Centro Cívico a alcaldesa de Valverde del Fresno, Ana Pérez, e o alcalde de Navasfrias, Celso Ramos.
A reunião acontecerá às 10 horas, numa sala do Centro Cívico, estando definida uma ordem de trabalhos contendo diversos assuntos de interesse comum. Falar-se-á das estradas transfronteiriças, nomeadamente a ligação dos Foios a Navasfrias e a ligação Foios – Piçarrão – Valverde del Fresno.
Outro assunto a debater é o do projecto de recriação da «Mesa dos Quatro Bispos», que, segundo a lenda, existia no alto da serra e serviu de base de trabalho para um encontro entre quatro bispos, sem que nenhum deles tivesse que sair do seu próprio território.
Também se abordarão os projectos «Veredas do Contrabando» e «Rotas Turísticas», pelos quais se pretende criar condições para um melhor aproveitamento das potencialidades turísticas das terras raianas. Tentará chegar-se também a um acordo para a elaboração de um programa de actividades conjuntas a realizar ao longo do ano.
O presidente José Manuel Campos, tem ainda previsto ser o cicerone de um percurso que se ferá após a reunião. A ideia é proporcionar uma visita à Pousada da Juventude dos Fóios, e aos locais da mesa dos quatro bispos, Lameirão, Barrocos Negros, Cancho Sozinho, de onde se obtém uma vista deslumbrante para a área geográfica de Valverde e Penamacor. Os autarcas deslocar-se-ão ainda pelo Estradão das Lombas, posto de vigia da Malcata e barragem. No final irão ao Sabugal, onde visitarão o museu, piscinas e pavilhão municipal.
plb

Anúncios