O quarto encontro dos antigos alunos e professores do Externato Secundário do Sabugal vai acontecer no dia 1 de Maio de 2010 no Sabugal. O encontro, que deveria ter acontecido em 2009, não se realizou devido ao falecimento de José Diamantino dos Santos, fundador daquele colégio, onde estudaram gerações sucessivas de estudantes do concelho do Sabugal.

Ex-alunos e professores com José Diamantino dos SantosO programa da iniciativa ainda não foi divulgado, contudo espera-se que a comissão organizadora promova uma homenagem póstuma ao fundador e director do externato. O convívio realiza-se anualmente na Primavera, porém no ano passado o mesmo foi primeiramente adiado para Setembro, devido à proximidade da data do falecimento de José Diamantino dos Santos, acontecida em 2 de Fevereiro desse ano, e depois de novo adiado. A ideia do encontro passa também pelo convívio e pela alegria natural pela reunião de muita gente que raramente se encontra, facto que pesou na decisão dos organizadores de deixarem passar o ano da morte do fundador sem que o encontro se realizasse.
Antevê-se que a edição deste ano junte um número recorde de antigos alunos e professores, tendo em perspectiva precisamente a evocação da memória do fundador do externato que marcou uma época da vida concelhia.
A comissão organizadora é constituída pelos ex-estudantes José Alberto Monteiro, Maria de Lurdes Bogas, Fátima Dias e António Lucas, que a seu tempo divulgarão os contactos para efeitos de recepção das inscrições por parte dos interessados.
plb