A AENEBEIRA-Associação Empresarial do Nordeste da Beira organiza de 26 a 28 de Fevereiro e em 6 e 7 de Março no Pavilhão Multiusos de Trancoso a VII VFeira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira e III Festival Gastronómico «Trancoso – Gastronomia com Tradição».

Feira Fumeiro Sabores Artesanato Nordeste BeiraA VII Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira é uma mostra do que melhor se produz e oferece com qualidade e sentido de preservação das actividades e sabores tradicionais na região do Nordeste da Beira. Em paralelo decorre o III Festival Gastronómico a que aderiram dez restaurantes de Trancoso e que apresentam nas suas ementas pratos confeccionados com produtos regionais.
O Presidente da AENEBEIRA, António Oliveira, anunciou a presença de 94 expositores distribuídos por 105 stands que vão mostrar produtos regionais com destaque para os enchidos, queijos, pão e doçaria, gastronomia regional, compotas, azeites e artesanato. A música e o folclore da região também marcam presença num certame que decorre no período dos circuitos das Amendoeiras em Flor que atraem milhares de turistas ao Douro.
O programa musical para o Pavilhão Multiusos inclui o Grupo de Bombos «Os Caldeireiros de Rio de Mel», o grupo de concertinas do Reboleiro, o grupo de acordeonistas do Távora e Douro Sul, a banda filarmónica de Freches, o rancho folclórico e etnográfico de Trancoso, os grupos de concertinas Terras do Demo e Póvoa do Concelho, os grupos de bombos de Miguel Choco e de Vanda do Cepo, a Infantuna, o rancho folclórico e etnográfico de Palhais e Benvende e a Fanfarra Sacabuxa da Castanheira.
A lista de restaurantes aderentes inclui o Área Benta, a Asa Dourada, a Casa dos Grelhados, a Quinta da Cerca, o Marquês, o Museu, Portas d’el Rei, Queda d’Água, Rota dos Cavaleiros e São Marcos.
A associação empresarial vai disponibilizar cerca de 30 mil euros no iniciativa que abrange a região compreendida entre a Serra da Estrela e o Douro, sendo que 65 por cento dos custos de promoção provêm do Sistema de Incentivos das Acções Locais (SIAC).
Ambas iniciativas são apoiadas pelo QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional, Programa MAIS CENTRO.Sedeada em Trancoso, a AENEBEIRA possui cerca de 750 associados distribuídos pelos concelhos do Nordeste da Beira Meda, Trancoso, Aguiar da Beira, Pinhel e limítrofes, ligados principalmente ao sector comercial e de serviços.
aps (com Trancoso Eventos)